Para conservar a qualidade do enxoval e mantê-lo sempre impecável, alguns cuidados no momento de lavagem são essenciais. Afinal, a durabilidade depende diretamente de sua manutenção. A lavagem utilizada, a frequência com que é realizada a substituição e o respeito às orientações das etiquetas, fazem uma enorme diferença para que os tecidos se mantenham visualmente bonitos, macios e livres de ácaros e poeira.
Segundo Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar roupa de cama, as roupas de cama precisam ser trocadas semanalmente. “Lençóis e fronhas devem ser mudados pelo menos uma vez por semana, exceto cobertores e edredons, que podem ser lavados no início e no fim de cada estação. Porém, durante a época de temperaturas mais elevadas, essa substituição precisa ser ainda mais frequente, com intervalos de cerca de três dias”, explica a especialista.
Além de respeitar a periodicidade necessária para a higienização e troca, outros cuidados podem auxiliar na manutenção e durabilidade dos produtos para cama:
- Jogo de cama
Muitos especialistas recomendam a lavagem dos itens pelo menos uma vez na semana, no entanto, Camila explica que o intervalo pode se estender a até duas semanas, dependendo de cada necessidade e uso. Em épocas mais quentes, ou em casos de pessoas alérgicas, a frequência pode aumentar, para melhor higiene e saúde dos moradores.
Ainda segundo a gerente, na hora da limpeza, o recomendado é sacudir bem os lençóis e fronhas antes de colocá-los para lavar, como forma de reduzir a poeira, pelos e cabelos acumulados. “Evite também colocar vários itens ao mesmo tempo na máquina de lavar e a programe na opção delicada, dependendo de seu material. Eles não ficarão tão limpos se forem lavados em conjunto, já a triagem de cores evita que os produtos sejam manchados", comenta.
- Cobertores e edredons
Esses produtos costumam ser mais pesados que os lençóis. Sendo assim, para sua limpeza, a expert destaca que é importante se atentar quanto ao tamanho da máquina. “Dependendo do seu volume, o ideal é que eles sejam higienizados em uma lavanderia, que conseguirá fazer o processo de forma correta”, afirma.
Caso opte por lavá-los em casa, dê preferência ao uso de sabão em pó e amaciante para facilitar o enxágue e conservar a maciez da peça. Na hora da secagem, escolha uma temperatura média e vire a peça a cada 30 minutos. “Durante o verão, época em que edredons e cobertores não são usados frequentemente, use embalagens de TNT ou saco a vácuo para guardar as peças e mantê-las conservadas e limpas, a fim de evitar o mofo e cheiro de guardado”, indica.
- Travesseiros
Depois de verificar se há alguma recomendação na etiqueta, a especialista sugere que se retire a fronha, a capa protetora e coloque o travesseiro na máquina de lavar, posicionando-o na vertical. “O mais recomentado que é se lave um de cada vez, em água fria, no ciclo suave e de preferência com sabão em pó”, informa. Para finalizar, Camila comenta que é importante secar bem o acessório, a fim de evitar problemas como odores e proliferação de fungos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!