icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CASA E DECORAÇÃO

Quer decorar uma sala pequena? Arquiteta ensina o que funciona

Um sofá no tamanho inadequado, por exemplo, pode estragar a harmonia do ambiente e deixá-lo desalinhado

foto autor

Redação iBahia

20/10/2021 às 16:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 23:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Decorar uma sala pequena exige um pouco de atenção aos detalhes para que tudo fique lindo e elegante sem deixar de ser funcional. Um sofá no tamanho inadequado, por exemplo, pode estragar a harmonia do ambiente e deixá-lo desalinhado. A arquiteta Mariana Cabral, do canal Dicas Decor, no YouTube, diz que o móvel nos modelos de canto ou retrátil não funcionam para espaços menores.

- É uma ilusão achar que espaços pequenos vão ser melhor aproveitados com sofá de canto. Ele é apropriado para salas amplas, não valoriza e não fica tão confortável em lugares pequenos. Para compor o ambiente com sofá retrátil, o ideal é optar por um modelo com braços mais finos e com assentos mais enxutos para não pesar o ambiente - orienta.

Segundo a especialista, mesa de centro é outro móvel que não faz sentido em espaços mais compactos:

- Ela compõe uma sala grande por ser um elemento de apoio. Numa sala pequena, ela atrapalha a circulação. Nesse caso, é mais interessante e funcional ter uma mesinha lateral ou um puff.

A iluminação também exige escolhas mais pontuais. Mariana explica que lustres chamativos só funcionam em salas amplas e com pé-direito alto.

- Uma luminária que desce achata o ambiente. Nesse caso, o ideal é optar por acessórios que fiquem próximos ao teto e que sejam vazados de forma que dê para ver do outro lado. Além disso, o excesso de luminárias tumultua o ambiente. Tem que pontuar bem onde elas serão colocadas - detalha.

A arquiteta ainda explica que embolar diferentes estilos deixa o ambiente pequeno poluído:

- Quem não define a proposta quer ter numa parede decoração rústica e na outra um armário mais clean. A sala acaba ficando desagradável visualmente devido aos elementos que não se complementam. Tem muita referência na internet, e é importante seguir um contexto.

Tendência nas redes sociais, o excesso de plantas no chão e nas paredes pode não funcionar para algumas pessoas. Segundo Mariana, a grande quantidade de vegetação no ambiente só vale para quem é adepto ao estilo urban jungle (traduzido do inglês, selva urbana).

- Ter muitas plantas numa sala pequena pode causar uma sensação de sufocamento. É possível levar a ideia de natureza para a casa de forma agradável, mas lembrando que é uma sala, e não um jardim. O mesmo vale para vasos muito grandes, que podem chamar mais atenção do que os outros elementos e ocupar um espaço desnecessário - conclui.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Casa e Decoração