Em “Um lugar ao sol”, na casa de Paco, personagem de Otávio Müller, a galeria de quadros é um verdadeiro mix de imagens com diferentes molduras e figuras. Hoje, aqui na nossa coluna, vamos falar sobre essas composições que não só embelezam as paredes, mas dizem muito sobre quem ali mora.
Criar uma galeria de obras é um jeito bem legal de trazer mais personalidade e originalidade para a decoração de um ambiente. Você pode usar uma combinação de pinturas, fotos, gravuras e até alguns objetos afetivos na hora de montar sua “gallery wall”.
Não existe uma regra de qual o melhor cômodo para criar a sua. Lugares interessantes para montar essas composições são a área atrás do sofá, uma subida de escada... basta usar a imaginação e a criatividade. A seguir, vamos ver algumas inspirações para que você possa reproduzir na sua casa.
COMPOSIÇÕES
“Pensada para a sala de um apartamento no Humaitá, esta composição de quadros (acima) reflete a vibe do casal de clientes na faixa dos 35 anos, que adora praia. Ele, engenheiro de computação, costuma, inclusive, pegar onda nas horas vagas. Partindo desse exemplo, nossa primeira dica ao montar uma “gallery wall” em casa seria expressar, através dos quadros, a personalidade de cada morador ou até mesmo o hobby de cada um. A segunda dica diz respeito às cores. Em um ambiente monocromático, como no caso desta sala, inserir um ou mais pontos de cor através dos quadros ajuda a alegrar o ambiente, sem pesar visualmente no espaço. Tudo vai depender do número de quadros coloridos usados na composição. Por fim, vale pensar também na dimensão deles. Aqui, usamos três diferentes formatos para deixar o visual mais dinâmico e jovial”, ensina a arquiteta Nath Ornellas, sócia de André Valente no escritório Páprica Arquitetura.
“O importante para criar uma “gallery wall” bacana é pensar em como colocar trabalhos diferentes com um resultado atraente. Procuro sempre variar as técnicas dos trabalhos apostando em pinturas, serigrafias, gravuras e artes montadas em caixa de acrílico. Usar trabalhos mais importantes ou de artistas já consagrados junto com trabalhos promissores é uma maneira de equilibrar o visual e o investimento. É um recurso ótimo quando o cliente possui várias obras de formatos menores que, juntas, causam um impacto maior do que isoladas”, ensina a arquiteta Cristina Bezamat, do escritório Bezamat Arquitetura, que assina os dois outros projetos — um quarto de casal no Leblon e uma sala de estar em Ipanema.
A coluna "Casa de Novela" é assinada pelo arquiteto e urbanista Guilherme Galvão e pelo engenheiro Douglas Alexandre.
Leia mais sobre Casa e Decoração em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!