icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CASA E DECORAÇÃO

Confira dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno

Profissionais reuniram sugestões para quem deseja criar espaços quentinhos

foto autor

Redação iBahia

08/06/2020 às 16:54 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O inverno está chegando, e com isso vem a busca por ambientes mais acolhedores. Em casa, é maior o desejo de criar espaços quentinhos e prontos para trazer o aconchego certo, principalmente nos dias mais gelados.

Elementos como iluminação ou até mesmo a paleta de cores dos ambientes podem contribuir para um espaço mais convidativo, como afirmam as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, sócias do Dantas & Passos Arquitetura e Interiores, além dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, e Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura. Para ajudar nisso, esses profissionais reuniram sugestões para quem deseja mais conforto no lar durante esta estação. Confira as dicas:

Iluminação
Elemento de grande importância dentro dos projetos de interiores, a iluminação é capaz de mudar completamente a atmosfera dos ambientes. Investir em lâmpadas com temperatura quente (aquelas mais amareladas), pode ser a escolha certa para aquecer o ambiente, bem como o uso das luzes indiretas, que trazem conforto e aconchego.

Texturas
Outro elemento que pode conferir maior aconchego nos ambientes é a textura, seja em móveis com acabamento e outros elementos que permitam o toque prazeroso. “Adoramos a madeira, pois o material pode estar presente como vários elementos e nos transmite as sensações de aquecer e abraçar”, diz Paula.

Paleta de cor
As cores são responsáveis por conferir personalidade aos ambientes da casa e devem estar alinhadas ao conceito do projeto e o estilo de vida de cada um. Um dos caminhos indicados para usar as cores é trabalhar tons neutros, básicos e atemporais e como base para, pontualmente, salientar pontos de cores nos ambientes da casa. “Com essa estratégia conferimos um toque diferenciado ao ambiente, lembrando que as cores podem ser quentes ou frias”, comenta Danielle.

Vermelhos, laranjas e amarelos normalmente são citados como as cores quentes, pois são mais vibrantes e alegres, enquanto os tons de roxos, azuis e os verdes são reconhecidos como cores frias por acalmar e trazer uma sensação relaxante ao ambiente.

Ainda sobre equilíbrio da paleta de cores, o contraste deve ser proporcional ao ambiente onde será aplicado. Na harmonia do gráfico das cores, os tons quentes em cômodos menores podem ampliar a percepção da área com pequenas dimensões e ficar sufocantes. Ao mesmo tempo cores muito frias e neutras em demasia acarretam um espaço frio e sem vida. “Sempre salientamos que a fórmula é usar combinações contrastantes em pequenas doses para não ficar cansativo”, explica.

Além disso, antes de escolher uma cor, o trabalho do arquiteto é observar os estímulos que serão despertados. O branco é um tom neutro que combina com vários estilos de ambientes e contribui na missão de ampliar. Confira abaixo outras impressões sobre as cores:

Laranja: quente, carrega energia e impressão de calor;
Vermelho: tom mais arrojado e intenso;
Amarelo: remete à figura do sol e os sentimentos de alegria, prosperidade;
Azul: tranquilidade, sensação de frescor;
Verde: natureza por perto;
Violeta: tons claros que simbolizam a calma;
Preto: demonstra sofisticação e neutralidade nas composições.

Acessórios
Não faltam itens decorativos que contribuam para o aconchego dos ambientes, almofadas, mantas e colchas estão entre eles. Para todos os elementos de tecido, a escolha deve ser por peças produzidas em malhas ou linhos ou lãs, que ajudam a aquecer.

Cortinas com detalhes charmosos como uma barra diferenciada ou pequenas pregas, assim como os tapetes de pelo alto macio, são elementos que vestem os espaços perfeitamente para a época.

Plantas como aliadas
As plantas significam bem-estar e renovação para os cômodos, além de trazer vida e cor. “Não abrimos mão de incentivar nossos clientes a cuidarem das qualidades de plantas que escolhemos para o projeto. Pensamos sempre naquelas que se adaptam aos ambientes e que ofereçam condições para crescerem. É uma troca muito generosa: o amor do morador e a exuberância da natureza”, afirma Erika.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Casa e Decoração