Qual pai e mãe que conseguem manter a casa arrumada por muito tempo? Uma minoria, com certeza. É brinquedo para um lado, livros para o outro, roupas, material escolar... Mas, não se desespere. Com calma e organização, é possível colocar tudo em ordem. O importante é envolver a criança no processo e fazer com que ela guarde seus objetos no lugar correto. Nesta empreitada, use e abuse das caixas organizadoras. Veja abaixo algumas sugestões certeiras da personal organizer Priscila Caminha e tente dar adeus à bagunça generalizada.
1- Ensinamento
O primeiro passo para que qualquer organização neste ambiente infantil valha a pena é ensinar os pequenos sobre a importância de ter um lugar para cada coisa e principalmente de que tudo volte para o seu devido lugar.
2- Para menores
Utilize móveis baixos, com prateleiras e gavetões, facilitando o acesso das crianças na hora de pegar e guardar as roupas e os brinquedos, sem muitas dificuldades.
3- Hora de estudar
Crie um espaço de estudo: uma escrivaninha ou mesa pequena (tipo de escritório) para que a criança possa estudar, mas também ler ou brincar de desenhar. Ponha um organizador para os lápis de cor, giz de cera etc . Crie algumas prateleiras baixas para apoiar os livros infantis e revistas de atividades para que seu filho tenha livre acesso para brincar.
4- Caixas
Invista em caixas ou cestos coloridos (de plástico ou TNT) para organizar e categorizar com mais praticidade as roupas, objetos e brinquedos variados.
Leia também:
5- Prateleiras
Aproveite todo o espaço possível com estantes, prateleiras e nichos, utilizando assim as paredes para guardar objetos e otimizando ambientes pequenos.
6- Mil e uma utilidades
Os pufes deixam o ambiente divertido, fofo e confortável . Podem ser usados como assentos ou para apoiar livros e brinquedos. E há aqueles que são baús também. As caixas organizadoras com rodinhas também são ótimas.
7- Colmeias
Use colmeias nas gavetas. Elas são ótimas para organizar calcinhas, meia, cuecas, biquínis, regatinhas e tops. E auxiliam principalmente na manutenção, já que por delimitarem o espaço, fica mais fácil para a criança pegar e colocar de volta no lugar cada item, sem bagunçar nada.
8- Etiquetas
Identifique tudo! As famosas etiquetas serão muito bem vindas no quarto das crianças que já sabem ler ou que estão em processo de alfabetização. Para as crianças menores, valem figuras e imagens indicativas.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!