Para suportar as temperaturas mais quentes do ano, o verão é acompanhado pelo aumento do uso de climatizadores e, por consequência, maiores gastos com energia. Apenas na capital de São Paulo, o ano de 2019 apresentou um aumento de 3,6% em relação a compra de artigos como ventiladores e ar-condicionado. E, para 2020, a projeção é que a conta de energia fique ainda mais alta.
Mas, você sabia que é possível amenizar o gasto com esses equipamento com medidas simples de organização? Segundo Mirela Oliveira, sócia do T3 e arquiteta, uma sugestão é investir em áreas integradas e arejadas.
Leia também:
“As casas de verão, além de serem aconchegantes e confortáveis, precisam ser arejadas, com bastante ventilação cruzada. Para não cair em despesas muito altas na compra de climatizadores e com o gasto de energia, é importante que os espaços da casa se integrem e as áreas comuns sejam bem ventiladas”, explicou a especialista.
Para Mirela, para criar um ambiente acolhedor às visitas durante o verão, uma boa pedida é investir no layout da residência." Ter um layout flexível dá margem para implementar novas áreas na casa, devido a adaptação da planta, acomodando os hóspedes em diversas áreas comuns”, disse.
De acordo com a profissional, ambientes com incidência solar podem favorecer a construção de cenários aconchegantes e criativos para as visitas, aproveitando a influência da estação do ano na utilização desses espaço.
"Espaços como a piscina precisam de forte incidência para criar um ambiente ideal por exemplo, enquanto outras, como uma área gourmet bem equipada, precisa se manter protegida dos raios solares”, concluiu Mirela.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!