Foto: Divulgação / GOVBA
O Carnaval de Salvador é conhecido por ser uma potência tanto cultural quanto musical. Mas, para além desse modelo, a diversidade marca e muito a folia. Na prática, são shows espalhados por toda a cidade: em palcos, trios elétricos, camarotes e principalmente nos bairros. Se você é baiano raiz, sabe que não é de hoje que existe uma programação especial em diversas regiões até porque a capital baiana tem mais de 3 milhões de habitantes, né?!
É folia em acontece em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma e até em Pau da Lima. É carnaval em todo lugar e é por isso que, neste ano, a saudade está ‘batendo’ com força.
Mas, a pergunta é: quer relembrar curiosidades e destaques especiais dos carnavais nos bairros?! Bora ou Vamos?!
Itapuã/Piatã
Em dias carnavalescos, 'passar a tarde em itapuã' ganha outra conotação. Isso mesmo, é o rock que ganha espaço no bairro e isso não é de hoje. São quase 30 anos de tradição e normalmente reúne bandas de variados estilos do ritmo como metal, clássico e punk.
Nordeste de Amaralina
O Nordeste de Amaralina é um grande bairro de Salvador. A comunidade sempre realizou um carnaval diferenciado, mas isso não era oficializado até 2015. Blocos, fanfarras, encontros de samba, tudo isso era realizado no local e é bom, viu?! Pense num carnaval de interior na capital?! Pois é, não foi à toa que em 2016 a Prefeitura oficializou o Circuito Mestre Bimba, no bairro. Ele inicia na rua do Norte e segue até a rua do Sítio Caruano.
Garcia
Quem também teve um circuito oficializado foi o bairro do Garcia. Conhecido por ser boêmio e por ter um dos blocos mais tradicionais da capital, a região em 2016 foi intitulada como Circuito Riachão. Ele vai do Garcia até a passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. O bloco 'Mudança do Garcia' faz esse percusso anualmente, levantando bandeiras e evidenciando os principais assuntos em pauta em Salvador.
Barra/Ondina
Para além de ser o circuito Dodô, o bairro da barra - em horários e dias alternativos - traz dois circuitos diferentes. Estamos falando do Circuito Orlando Tapajós - que inicia na Avenida Oceânica, no trecho entre o Clube Espanhol, e segue até o Largo do Farol da Barra - , e o Circuito Sérgio Bezerra - que inicia no Farol e segue até o Morro do Cristo. São esses trajetos que abraçam os pré-carnavais como Fuzuê, Furdunço, Pipoco, Fanfarras, etc. Assim como os outros dois acima, foi criado em 2015 e estreou na folia de 2016.
Outros Palcos
E tome, Carnaval!! Além dos circuitos acima, bairros como Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Plataforma, Rio Vermelho, e ilhas pertencentes a Salvador - ilhas dos Frades, de Maré e Bom Jesus dos Passos - recebem bandas e atrações entre o sábado e a terça de Carnaval. Os palcos são montados em grandes praças e oferecem atrações carnavalescas para aqueles que não gostam de ir até os circuitos tradicionais da folia. E as atrações são incríveis: Psirico, Márcia Short, Danniel Vieira, Adão Negro, Faustão e muito mais.
Leia mais sobre o Carnaval de Salvador no ibahia.com
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!