Sucesso à frente da banda Ara Ketu por mais de 20 anos, o cantor Tatau afirmou nesta quarta-feira (6), em entrevista ao iBahia, que seus planos para o Carnaval 2024 estão mais voltados para os festejos fora de Salvador.
Presente na Rede Bahia para receber uma homenagem pela realização da série "Potências Pretas da Bahia" no Jornal da Manhã, Tatau disse que só marcará presença no início da folia na capital baiana, em data ainda a ser confirmada. Segundo o artista, reduzir a participação no Carnaval de Salvador foi uma "escolha pessoal".
Leia também:
"Eu tenho, nos últimos anos, feito um esquema muito importante para mim, que é essa coisa de levar um pouco do carnaval da Bahia para outros pontos do país. A Bahia já tem um carnaval consolidado, com um monte de grandes artistas, e é algo que tem me deixado muito satisfeito. Esse ano, não vai ser diferente. Devo cantar em Salvador no começo do Carnaval, entre quinta e sexta-feira, e nos dias restantes devo estar com certeza fora daqui, fazendo o Carnaval em outros cantos do país. (...) Já dei minha contribuição aqui, já fiz uma história bacana no Carnaval de Salvador, não é algo que eu fique tão carente com essa coisa de ter a obrigação de estar todos os anos", disse.
Citando experiências nos carnavais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Tatau elogiou o acolhimento do público e a estrutura encontrada nas festas fora da Bahia. Para ele, existe em Salvador uma tendência a subestimar os festejos realizados nesses locais.
"Outros estados têm feito o Carnaval de uma forma muito organizada, e às vezes a gente não conhece, acha que são coisas menores. Até por Salvador ter essa tradição, passam a acreditar que os carnavais em outros lugares são menores. Podem ser menores no sentido de divulgação, visibilidade, mas as estruturas são parecidas, o público com o mesmo entusiasmo. São públicos mais carentes do que a gente, a gente lida com isso há mais de 30 anos. Então quando chega um artista da Bahia, eles ficam super entusiasmados. Mas eu diria que a gente se sente muito em casa nos carnavais de São Paulo e do Rio", disse.
Potências Pretas da Bahia
O cantor foi homenageado pela apresentação da série de reportagens "Potências Pretas da Bahia", veiculada no Jornal da Manhã no último mês de novembro. Com edição de Luísa Couto e Douglas Oliveira, roteiro e direção de Ricardo Ishmael - que também assina a produção ao lado de Mateus Massena -, o projeto, que chega à segunda edição, destacou pessoas que fazem a diferença nas comunidades onde vivem.
Durante a homenagem, a diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti, agradeceu ao artista pela participação. "A gente quis reconhecer o tempo que o Tatau emprestou para a gente, o carinho com que ele tratou o nosso projeto e reconhecer como foi importante tê-lo como nosso porta-voz. Dentro de um canal de simplicidade, Tatau contou histórias de pessoas desconhecidas e emprestou para elas todo o seu prestígio, e consequentemente emprestou isso para o Jornal da Manhã", disse.
Julli Rodrigues
Julli Rodrigues
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!