A equipe do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) liberou nesta sexta-feira (9) a passarela dos ambulantes, na Barra, em Salvador.
O uso do local foi autorizado após nova vistoria da instituição, em que foi observado que os itens de segurança, referentes à prevenção de incêndio e pânico, estavam dentro das normas.
Leia também:
A estrutura construída pela Prefeituravai abrigar cerca de 400 ambulantes durante o carnaval. Em entrevista à TV Bahia, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Valdir Ferreira, informou que uma equipe de manutenção ficará no local para reparar possíveis danos que possam acontecer durante o evento.
Entre os aspectos que foram corrigidos ainda nesta sexta, estão algumas arestas que poderia causar ferimentos, a fixação de mais cabos de aço e espelhos das escadas. A estrutura também foi aterrada para evitar descargas elétricas, que também era uma das preocupações dos ambulantes devido as chuvas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que todos os ajustes solicitados foram feitos e que fiscais do órgão estarão no local para apoiar e orientar os ambulantes.
“A estrutura foi cuidadosamente planejada, e nossas equipes de fiscalização estarão atuando para ordenar os trabalhadores e facilitar o fluxo de pessoas e veículos durante as festividades. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos nesse processo que visa proporcionar um Carnaval seguro e organizado para nossos foliões e trabalhadores”, disse o secretário de Ordem Pública, Alexandre Tinôco.
Na quinta-feira (8), a Prefeitura chegou a divulgar que a ocupação da estrutura não seria obrigatória, e que os ambulantes poderiam escolher se ficariam no passeio do Circuito Dodô ou na estrutura.
No início da tarde de quinta-feira, os ambulantes que atuarão na área fizeram um protesto na região. Eles temem pela segurança deles e não querem usar o equipamento.
Entenda polêmica envolvendo passarela para ambulantes no Carnaval
No início do mês de janeiro, a Prefeitura de Salvador, junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), anunciou que no Carnaval deste ano uma estrutura em formato de passarela seria montada entre o Farol da Barra e o Barra Vento, exclusivamente para o uso dos ambulantes.
O objetivo, segundo a secretaria, é desafogar as ruas do circuito para facilitar o acesso dos foliões, já que, os isopores do lado da balaustrada não estarão mais no chão da Avenida e, sim, nesta estrutura.
No entanto, desde que foi anunciado, o assunto tem gerado controvérsia e discussões sobre a segurança do local para os ambulantes que vão trabalhar durante o Carnaval de Salvador.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!