CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Impasse

Ambulantes do Carnaval protestam contra passarela na Barra

Protesto acontece nesta quinta-feira (8), dia de abertura oficial da festa

foto autor

Gabriela Braga

08/02/2024 às 12:48 • Atualizada em 08/02/2024 às 14:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os ambulantes que estarão no Carnaval de Salvador, mais precisamente no Circuito Dodô (Barra/ Ondina), protestam nesta quinta-feira (8) contra a passarela montada pela Prefeitura para que eles possam trabalhar durante a folia.


				
					Ambulantes do Carnaval protestam contra passarela na Barra
Ambulantes do carnaval protestam contra passarela na Barra. Foto: Reprodução/ TV Bahia

Os manifestantes impediram o acesso de carros e trios elétricos nas imediações do Farol da Barra. Eles ainda não se sentem seguros pra usar a passarela. Os ambulantes têm reclamado sobre a questão de segurança. Eles acreditam que o equipamento não vai suportar o peso. Além disso, os trabalhadores estão inseguros devido aos momentos de mais agitação, tendo como consequência a invasão de outras pessoas no local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

De acordo com o secretário Alexandre Tinoco, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, a pasta está seguindo todas recomendações dos órgãos competentes para garantir a segurança da passarela. "Corpo de bombeiros, CREA, Sedur, MP, tudo está caminhando para que agora a tarde a gente consiga fazer a vistoria final, e tendo a aprovação dos órgãos a gente consegue fazer a locação dos ambulantes", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a estrutura é segura e terá uma carga inferior a que ela poderia suportar. "Conversamos com todos os ambulantes, discutimos o projeto, no treinamento indicamos quem vai poder ocupar, como se comportar, tudo foi informado. Nossa estrutura segue os mesmos tramites de licenciamento de liberação dos demais camarotes, praticáveis de TV, camarotes oficiais, todos passam por essa vistoria final para que tenham seu alvará de funcionamento liberado pela Sedur, disse Alexandre Tinoco.

Segundo o secretário, na quarta-feira (7) houve uma vistoria do Corpo de Bombeiros, que apontou mais um item para ser ajustado. Assim que o serviço for concluído pela gestão municipal nesta quinta, o órgão volta para verificar o ajuste.


				
					Ambulantes do Carnaval protestam contra passarela na Barra
Ambulantes do carnaval protestam contra passarela na Barra. Foto: Elson Batista/iBahia

O Ministério Publico do Estado (MPE-BA) esteve na Barra nesta manhã e segundo a Promotora Rita Tourinho, as irregularidades anteriormente encontradas já foram sanadas, mas ainda é necessário esperar a vistoria do Corpo de Bombeiros. "Em termos de segurança nós percebemos que houve um incremento, uma melhoria na estrutura, estamos vendo que não há risco de desabamento", disse a promotora.

Além do problema que envolve a passarela construída pela Prefeitura, alguns ambulantes que não conseguiram o licenciamento para trabalhar no Carnaval também protestaram nesta manhã.

Em entrevista à TV Bahia, o prefeito Bruno Reis explicou que todo o processo de credenciamento prévio. "Até ontem todo mundo trabalhou onde achou espaço, mas a partir de hoje, quando começa o carnaval oficialmente, vamos cobrar o credenciamento prévio que fizemos. Licenciamento que fizemos como todo carnaval, com critérios. Agora vamos fazer essa organização. Aqueles que não têm licença deverão sair dos circuito, mas poderão trabalhar em áreas próximas", disse.

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval