As riquezas culturais de Salvador estão espalhadas por toda capital. Os museus da cidade materializam as histórias de tudo que veio antes, fazem parte de quem nós somos e quando pensamos em espaços que tragam as narrativas do Subúrbio Ferroviário, é sobre o Acervo da Laje que precisamos falar. Bora Ali?
Fundado em 2010, no bairro de São João do Cabrito, a Associação Cultural Acervo da Laje tem como principal objetivo preservar a memória artística da região, além de ser também um espaço voltado para pesquisa e educação. A iniciativa partiu de José Eduardo Ferreira e Vilma Soares, um casal de professores que deram vida às duas casas que compõem o Acervo.
Leia também:
As peças aqui presentes vêm de diferentes lugares. Dentre itens doados, comprados e até encontrados no lixo, no Acervo da Laje você encontra uma infinidade de livros, manuscritos, fotografias, esculturas, azulejos, CDs, discos e muitos outros objetos.
Por falar em imagens, o Acervo conta com duas exposições fotográficas permanentes: 'Cadê a Bonita?' e 'A Beleza do Subúrbio'. Inclusive, há uma galeria virtual no próprio site do Acervo. Muito massa, né?!
O intuito educativo está no coração do Acervo, especialmente voltado para jovens negros e moradores das periferias de Salvador. No 'Bora' desta semana, Kailane Lopes contou sobre o 'Acervinho', que é um projeto voltado para crianças do bairro. [Saiba mais abaixo!]
Conheça o Acervo da Laje no 'Bora Ali?' desta semana
Victoria Dowling
Victoria Dowling
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!