Uma das principais cidades turísticas do Vale do São Francisco, Juazeiro vai muito além de ser apenas a cidade natal de três das maiores celebridades do Brasil e do mundo: Ivete Sangalo, João Gilberto e Daniel Alves.
Localizada a 506 km de Salvador, a cidade possui um forte apelo turístico de todos os tipos: para quem busca turismo religioso, ecoturismo e até mesmo enoturismo. O lugar é o destino ideal para uma viagem em família, com os amigos e até mesmo para um viajante solitário. Veja abaixo o que fazer em Juazeiro:
Leia também:
Esse sim é um excelente passeio para quem quer um programa diferenciado. Na orla juazeirense, nativos e turistas podem tomar um suco, uma doce água de coco e admirar o belíssimo "Velho Chico".
No Papa's é feito uma das mais saborosas carnes de bodes do lugar. É neste estabelecimento que a própria Ivete Sangalo pede todas as vezes que visita a terra natal. Segundo o gerente do restaurante, a cantora encomenda seis bodes inteiros e saboreia a carne em diversos preparos.
Como acompanhamento da carne, o restaurante serve com feijão tropeiro, salada vinagrete, aipim frito, e pirões, de leite e caldo de Bode. Uma delícia.
- Ponte Presidente Dutra
É através da ponte Presidente Dutra que liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia. O equipamento foi construída na década de 1950 pelo francês Eugéne Freyssinet. É da orla juazeirense que se tem uma boa vista da imponente ponte.
- Vapor Saldanha Marinho
O "vaporzinho" é um monumento que faz homenagem aos navegantes e a navegação. Prática que foi super importante para o crescimento da cidade. Construído fora do Brasil, a embarcação navegou em águas estrangeiras, foi o 1º vapor a navegar em águas brasileiras e o 1º vapor a navegar no rio São Francisco. Na mesma praça é possível encontrar a escultura de João Gilberto e também do craque Daniel Alves.
A Nordhaus Cervejaria Gastronômica é um espaço para os maiores de 18 anos desgutarem cervejas artesanais produzida 100% com maltes e lúpulos. Além da bebida, o lugar oferece também petiscos fritos e assados. O espaço funciona de domingo a domingo.
6. Travessia de Barco: Juazeiro-Petrolina
Através das embarcações disponíveis o turista e morador local pode acessar Juazeiro-Petrolina. Essa é mais uma alternativa, além da ponte Presidente Dutra, de acessar as cidades vizinhas pelo mar. A viagem é curta, mas as belezas e encantos do Velho Chico fazem o passeio valer super a pena.
- Casa do Artesão
O artesanato também é uma marca forte do lugar. Logo na entrada da cidade, é possível encontrar a Casa do Artesão que oferece um serviço feito a mão. No empreendimento você pode adquirir brincos, sandálias de couro, santos de madeira, quadros, velas aromáticas em formato de cactos, carrancas e outros produtos. Todos com preços nada exorbitantes.
A cidade possui ainda locais especiais como A Ilha do Fogo, o Centro Cultural João Gilberto, a Catedral- Igreja Sagrado Coração de Jesus, além de claro, desvendar segredos e sabores da cidade vizinha, Petrolina. E aí? Bora ali em Juazeiro?
Veja outros 'Bora Ali' no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!