Salvador respira manifestações artísticas de diversas maneiras, e devido a essa pulsação cultural, é possível encontrar casas de espetáculo por toda cidade. E neste 19 de setembro, Dia do Teatro, o iBahia foi às ruas para conhecer mais dessa expressão tão forte na capital baiana.
Visitamos quatro locais que carregam muito da identidade soteropolitana: o Centro Cultural Ensaio, o Teatro Vila Velha, o Teatro Castro Alves e o Teatro Gamboa. Bora ali?
Leia também:
Centro Cultural Ensaio
Nossa primeira visita foi em um lugar que você certamente não suspeitaria que é um teatro. Sediado no tradicional Bairro do Garcia, o Centro Cultural Ensaio é rodeado por diversos espaços artísticos, estando perto do Teatro Castro Alves e próximo às Faculdades de Teatro e Artes Plásticas da UFBA.
Por lá, além de peças teatrais recorrentes, também funciona uma escola para a preparação de artistas por meio de cursos, oficinas e preparação de elenco.
De acordo com Fábio Tavares, Diretor de Elenco do Centro Cultural Ensaio, o espaço oferece há 15 anos um curso modular de preparação de elenco, trabalhando desde o começo com o módulo de improvisação até chegar ao de teatro musical.
"Quando o aluno tem interesse em se profissionalizar, nós encaminhamos e damos esse norte", disse Fábio.
Endereço: Av. Leovigildo Filgueiras, 58 - Garcia, Salvador
Telefone: (71) 3018-7122
Teatro Vila Velha
O segundo destino foi o Teatro Vila Velha, localizado no Campo Grande. O espaço tem 59 anos de história e já foi palco para grandes artistas, como Wagner Moura, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia.
O Vila já recebeu espetáculos inesquecíveis, como a primeira peça da história do teatro, ‘Eles não usam black tie’, em 1964. Mais recentemente, um outro sucesso, 'Ó paí ó', realizado pelo Bando de Teatro Olodum, grupo que nasceu por detrás das cortinas dessa casa de espetáculo.
O diferencial do Vila Velha é o palco versátil que utiliza de praticáveis para alterar a estrutura da sala principal. Segundo Luane Souto, Coordenadora de Comunicação do teatro, o espaço pode abrigar de 200 a 400 pessoas durante um espetáculo.
"Com esses praticáveis, nós conseguimos colocar a plateia onde for necessário. Conseguimos colocar níveis, formas e proporções diferentes para atender aquela demanda", explicou a coordenadora.
Endereço: Passeio Público - Av. Sete de Setembro - Campo Grande, Salvador
Telefone: (71) 99208-2655
Teatro Castro Alves
Palco de óperas, balés e musicais, o famoso Teatro Castro Alves, conhecido como TCA, fica localizado em frente ao Largo do Campo Grande. O teatro se destaca por uma arquitetura ousada, chamando atenção logo na entrada.
Inaugurado em 1967, o local carrega no nome uma homenagem ao poeta baiano Castro Alves, considerado um dos grandes contribuintes da literatura nacional. Por dentro, três espaços já são bem conhecidos pelos frequentadores: a sala principal, a sala do coro e a concha acústica, que costuma receber grandes shows musicais.
Endereço: Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande, Salvador
Telefone: (71) 3535-0600
Teatro Gamboa
Por último, que tal conhecer um espaço que oferece uma vista espetacular? O Teatro Gamboa, inaugurado em 1974, fica localizado no Largo dos Aflitos. Quem chega ao local, logo se depara com a imagem da Baía de Todos-os-santos.
O espaço conta com espetáculos a preços populares e reúne uma decoração colorida, que agrada facilmente os visitantes. Além disso, o teatro busca atuar de uma forma que caminhe ainda mais próximo dos artistas que se apresentam nele, oferecendo a estrutura física, serviços técnicos e a renda da bilheteria.
No local, já estiveram diversas personalidades que fazem parte da história artística da Bahia, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luedji Luna e Livia Nery.
Endereço: Rua Gamboa de Cima, Largo dos Aflitos, 3, Salvador
Telefone: (71) 98631-3925
Aline Gama
Aline Gama
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!