Outras vantagens da cooperativa de crédito são os atendimentos próximos e personalizados, feitos por especialistas que buscam solucionar as necessidades dos associados, incluindo a oferta de taxas mais justas do que as praticadas no mercado.
Vale salientar que, assim como o banco tradicional, a cooperativa de crédito também é regulada pelo Banco Central do Brasil e, atualmente, forma o modelo de instituição financeira que mais cresceu no país, nos últimos anos, segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 2020.
Juntas, as cooperativas de crédito do Brasil somam mais de 11 milhões de associados. Em todo o mundo, são mais de 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito registradas em 118 países, segundo o relatório do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito.
O Banco Central atribui esse crescimento no país ao relacionamento próximo característico dessas instituições financeiras, à proximidade com o setor agropecuário, ao investimento na infraestrutura tecnológica e em canais digitais de atendimento e no aprimoramento da estrutura regulatória.
Além disso, também é destacada a ajuda às pequenas empresas, que registram mais sucesso na obtenção de crédito em cooperativas, quando comparado à obtenção de crédito no setor bancário.
Outro destaque é a contribuição que as cooperativas de crédito geram para o desenvolvimento das regiões onde atuam, seja por meio do financiamento de projetos sociais da comunidade ou da geração de riqueza local, devido à circulação de dinheiro feita por meio das movimentações em serviços da cooperativa.
"O dinheiro produzido aqui fica aqui, investido aqui. Quando você movimenta em uma cooperativa, o dinheiro fica na região e, consequentemente, ajuda a desenvolver essa região”, complementa Alandson Araújo.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio.
Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Leia mais sobre Economia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!