|
---|
Gil em apresentação intimista para convidados |
Por volta das 21h30 da noite desta quarta (5), quem circulava nas proximidades do Farol da Barra, presenciou um engarramento fora da normalidade cotidiana. A movimentação anunciava que algo grandioso estava por vir. É que na rua Barão de Itapuan, cerca de 1.800 pessoas se dirigiam ao show do mestre Gilberto Gil, que marcaria a estreia da nova casa de shows da capital baiana, a Barra Salvador Hall, na antiga Associação Atlética da Bahia. O ícone da MPB subiu ao palco às 22h30, cheio de simpatia e simplicidade apesar de toda tietagem, vestindo calça jeans e uma bata branca, e fez uma apresentação intimista para convidados privilegiados. Na plateia VIP, estavam estrelas da axé music como
Ivete Sangalo, Bell Marques, Luiz Caldas, Saulo Fernandes, Tuca Fernandes e Tomate, o ex-secretário de Cultura Márcio Meirelles e Rose Lima, diretora Artística do TCA, além de artistas como Márcio Mello e Betinho Barreto (Baiana System). O esperado show de Gil caiu como benção na noite de festa. O cantor, acompanhado no violão pelo filho, Bem Gil, e pelo violoncelista Jaques Morelenbaun, praticamente susurrava as canções ao microfone, dando um toque ainda mais especial ao evento. Houve momentos, no entanto, que alguns convidados chegaram a pedir silêncio aos 'foliões de plantão' que estavam atrapalhando a audição do show intimista. “Estou muito feliz de estar aqui. Para mim, é uma honra ser convidado para abrir um espaço como esse aqui em Salvador”, anunciou Gil, antes de começar a cantar. “Escolhemos Gilberto Gil porque ele é a cara da nova casa. Queremos fazer shows de qualidade, de nível internacional, porém, intimistas”, afirmou ao jornal Correio Guilherme Bellintani, 33 anos, um dos sócios da confortável casa que tem uma área de 2 mil metros quadrados com três camarins, palco removível, mezanino, foyer, área vip, cozinha industrial, bar, dez banheiros e elevador para acessibilidade.“Eu vi Deus duas vezes. Uma quando encontrei Mateus Aleluia e outra com Stevie Wonder agora no Rock in Rio. Dessa vez, vou ver Deus pela terceira vez, Gilberto Gil”, declarou Saulo Fernandes enquanto conversava animadamente com Luiz Caldas.
Agenda de showsApesar de a casa ainda não ter divulgado a programação de shows, uma fonte ligada aos sócios afirmou que está sendo negociado a vinda de atrações de peso como Rita Lee e Caetano Veloso e que Durval Lelys, presente na festa, já estaria planejando um evento lá. Outra novidade é que em breve o espaço deve receber uma grande festa de música eletrônica e pretende abrigar projetos de Moda.
|
---|
Imponentes lustres dão o toque de luxo |
Com possibilidade de alternar a lotação de acordo com o tipo de evento, o Barra Salvador Hall pode comportar 2.500 em pé ou 1.800 sentados, com mesas. Mas apesar de ter sido inaugurado com uma apresentação musical, o foco do Salvador Hall, que deve abrigar uma média de três shows por mês, vai ser os eventos privados e cerimoniais como formaturas e casamentos. O plano dos sócios é que a casa esteja em funcionamento até o Verão. O estacionamento conta com 450 vagas próprias, além de outras 400 em um estabelecimento próximo, usadas com serviço de manobrista. “A Bahia tem um exagero de artistas talentosos, mas acho que Salvador é carente de espaços com boa estrutura como esse. É preciso que haja também um exagero de casas de espetáculo assim”, brincou a experiente produtora e empresária Flora Gil, mulher de Gil. Para a primeira noite do Barra Salvador Hall, o mestre da música popular brasileira escolheu o formato do show Concerto de Cordas. A primeira canção do repertório foi Bahia de Oxalá. Depois, veio Exotérico, que foi seguida por Banda Um. A última da noite foi Minha Princesa Cordel, o tema de abertura da novela Cordel Encantado, que acabou recentemente. Com informações de Salvatore Carrozzo do Correio*.