icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Fifa aprova Arena e governador não vê problema em metrô atrasado

Na visita da comitiva ao estádio, que ocorreu na terça-feira, Jerôme Valcke gostou do que viu. Mas também há outros problemas

foto autor

30/01/2013 às 11:08 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
“Um belíssimo estádio”. As palavras do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, definiram o andamento das obras na Fonte Nova. A arena, orçada em R$592 milhões e que tem 91% de avanço na obra, recebeu ontem a segunda e última visita da comitiva antes da entrega à Fifa, em 28 de fevereiro; inauguração será 29 de março. Ainda estiveram presentes o ministro do esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador Jaques Wagner, além dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local do Mundial 2014.Perguntado sobre qual nota daria ao estádio, Jérôme Valcke optou por não polemizar. “Vamos dizer a nota no final. Para nós, o que importa é que esteja concluído dentro do prazo. Só posso dizer que estão trabalhando com afinco. Parabéns! Se tivesse que dar uma nota, estaria lá em cima”. O secretário garantiu não estar preocupado com as obras de mobilidade urbana para a Copa das Confederações, na qual Salvador receberá três jogos: Brasil x Itália (22 de junho), campeão da África x Uruguai (20 de junho) e a disputado 3º lugar (30 de junho). “Para a Copa das Confederações, não haverá tantos turistas quanto no Mundial.Por isso, confesso que não estou tão preocupado. O prazo é a Copa do Mundo”.
Metrô - O governador Jaques Wagner não vê problemas no atraso da conclusão da obra do metrô, que não é uma exigência da Fifa. E adianta que o equipamento não ficará totalmente pronto até 2014. “Vamos ter o metrô até Pirajá. Se ficar pronto para a Copa, não será o trecho completo, até Lauro de Freitas”, reafirmou, para depois completar.“Fizemos intervenções no entorno do estádio. Estamos fazendo uma rota até o porto da cidade, onde chegarão muitos torcedores em transatlânticos”.O prefeito ACM Neto promete uma participação ativa do município. “Estamos nos inteirando dos processos, mas queremos nos apresentar da melhor maneira possível. A prefeitura será parceira e vamos fazer de tudo para ter uma boa mobilidade”. Antes da visita, os integrantes do comitê da Bahia se reuniram com Jérôme Valcke para falar do estádio. As explicações foram satisfatórias. “Uma exposição muito completa sobre o avanço de obras. O que falta fazer, o que já foi feito. Desde que chegamos, pude observar que duas membranas foram puxadas. Me disseram que a cobertura ficará pronta em dez dias. Acho que, nesse ritmo, em cinco já estará completa”, opinou Valcke.De acordo com o consórcio Fonte Nova, mais de 64% da membrana da cobertura já foi colocada. O estádio terá 55 mil lugares para a Copa das Confederações - cinco mil assentos temporários instalados na parte da ferradura, que servirão ainda pra Copa. No Brasil desde domingo para a abertura do Castelão, Valcke apontou problemas nas telecomunicações em Fortaleza.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes