icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Com ascensão rápida, Cigano quer entrar para história do UFC

Cigano estreou no MMA em 2006. No UFC, começou no UFC em 2008. Tornou-se campeão em apenas quatro anos. Veja cronologia

foto autor

14/12/2012 às 9:12 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Cigano e o golpe que derrubou Cain Velásquez, em 2011
Júnior dos Santos Almeida, conhecido como Júnior Cigano, pode ser considerado um fenômeno do MMA. Tornou-se detentor do cinturão dos pesos-pesados do UFC com apenas cinco anos na franquia. Em novembro de 2011, ele nocauteou o então campeão Cain Velásquez, pelo UFC on Fox, na Califórnia, e conquistou o título mundial. VEJA AQUI A PÁGINA ESPECIAL SOBRE A LUTA ENTRE CIGANO E VELÁSQUEZMas até chegar ao topo, Cigano teve de ralar. Natural de Caçador, cidade de Santa Catarina, o lutador veio para capital baiana trabalhar como garçom. O apelido `Cigano` surgiu em comparação ao personagem Cigano Igor, interpretado pelo ator Ricardo Macchi na novela Explode Coração, da TV Globo - nessa época, Júnior dos Santos tinha cabelo comprido. Cigano, o lutador, estrou no MMA em 2006, pelo Demo Fight I, franquia baiana de artes marciais. Até ser contratado pelo UFC, em 2008, realizou sete lutas - foram seis vitórias e apenas uma derrota, a única em sua carreira profissional. Nesta luta, ele perdeu para Joaquim Ferreira, que o finalizou com uma chave de braço no MTL - Final, em São Paulo. Mas ele já havia vencido Ferreira em luta anterior. Novos rumos - A estreia de Cigano no UFC ocorreu em outubro de 2008, no UFC 90, na Inglaterra. Neste evento, Anderson Silva enfrentou o canadense Patrick Côté na luta principal. Cigano venceu o também brasileiro Fabrício Werdum por nocaute, o melhor da noite. Na sequência, ele bateu Stefan Struve, a lenda Mirko Cro Cop, Gabriel Gonzaga e Roy Nelson - destes, somente Nelson perdeu por pontos. Os demais foram nocauteados.
Júnior dos Santos (à direita) ainda nos tempos do cabelo grande; do outro lado, ator Ricardo Macchi, o Cigano Igor
Em ascensão, Cigano se credenciou a ser um dos lutadores do The Ultimate Fighter 13. No evento final, ele enfrentaria Brock Lesnar, no Canadá. Mas o gigante se lesionou e cedeu lugar para Shane Carwin, derrotado por Cigano por decisão unânime. Com mais esta vitória, o brasileiro se tornou o desafiante número 1 ao cinturão dos pesos-pesados, à época em posse de Velásquez.Leia mais Duro na queda, Velásquez tem `pegada` para recuperar cinturão
Cigano enfrenta revanche com Velásquez no dia 29/12
A luta entre os dois foi marcada para o dia 12 de novembro. Ela contou com transmissão ao vivo da TV Globo, a primeira neste tipo de evento. Enquanto Cigano mostrava confiança, Velásquez pareceu assustado. O resultado foi um nocaute do brasileiro ainda no primeiro round. Assim, ele se tornava o primeiro representante do Brasil é ser campeão efetivo da categoria - Rodrigo Minotauro havia sido campeão interino. Deste modo, Cigano se consolidava com uma das potências do UFC. "Eles fez lutas excelentes. Luta muito como Chuck Liddel fazia, sabe defender bem a queda e dá socos muito pesados. Sem dúvidas, é um dos lutadores mais duros da divisão", elogiou o presidente do UFC, Dana White, antes de Cigano se tornar campeão mundial. Sua primeira defesa aconteceria contra o holandês Alistair Overeem, mas este foi pego no exame antidoping e suspenso. Frank Mir o substituiu no UFC 146, em Las Vegas. Mas não foi páreo: Cigano o nocauteou no segundo round. Revanche - Apesar do desejo de enfrentar Overeem, Velásquez foi o escolhido para a sua defesa de cinturão. Cigano sabe que o norte-americano está marcado pela derrota há um ano e que vem com tudo para retomar o título. Mas o brasileiro mostra confiança e promete nocautear mais uma vez o rival. Especialistas e lutadores creditam a ele o melhor boxe da categoria. Será a primeira luta do brasileiro como atleta contratado do Corinthians.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes