Após passar por uma obra de requalificação e requalificação, o Mercado Modelo foi entregue aos baianos e turistas com algumas mudanças na estrutura, para oferecer mais conforto e acessibilidade. Essas adequações foram apresentadas pela prefeitura durante a reabertura do espaço, no bairro do Comércio, em Salvador.
O equipamento, que tem 111 anos e é considerado um dos principais cartões-postais da cidade, teve as obras entregues na segunda-feira (18). O investimento foi de R$ 17 milhões. O objetivo é atrair ainda mais visitantes, que consomem os produtos oferecidos pelos 258 permissionários que atuam no local.
Leia também:
O prédio teve a cobertura totalmente trocada por telhas de cerâmica e vidro, além de telha de cobre na rotunda. Foram feitas melhorias e impermeabilização do piso em madeira das varandas, assim como pintura e recomposição das esquadrias.
Uma nova rede de energia elétrica com subestação própria, sistema hidráulico e contra incêndio, também foi construída, conforme pontuou a prefeitura.
No entanto, apesar das mudanças, o projeto, que foi coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), manteve as características originais do imóvel, que é tombado há 50 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Galeria no subsolo
Durante a obra, o acesso ao subsolo foi recuperado depois de 10 anos, assim como toda a estrutura das arcadas em pedra, implantando um sistema de renovação do ar e criando ilhas de conforto climatizadas.
Em nota, a prefeitura informou que a "ideia foi trazer para o público a oportunidade de conhecer a beleza e grandiosidade do pavimento".
Para a área, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) montará em janeiro uma galeria com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A, que marcará a reabertura do espaço.
O projeto foi pensado como um local de preservação do Mercado Modelo, destacando personagens de importância para sua história, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara.
Outras melhorias
O mercado também ganhou rampas de acessibilidade para deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção, além de um elevador.
Há ainda espaços de serviço, composto por recepção, local de controle de acesso à área expositiva do subsolo, posto de informações para os visitantes tanto sobre a própria estrutura (localização de lojas, por exemplo) quanto sobre o turismo em Salvador de forma geral.
Foram implantados também mais sanitários, incluindo unidades com acessibilidade.
No mezanino 1, foi criada uma estação de trabalho para dar suporte à administração do Mercado Modelo. O andar abriga uma sala de reunião, salas da Guarda Municipal e da Brigada de Incêndio.
Telas
Conforme informou a prefeitura, os 20 painéis que compõem as fachadas laterais do Mercado Modelo foram totalmente restaurados.
O trabalho de revitalização deu nova roupagem às pinturas que retratam temas diversos da cultura baiana, como a Lavagem do Bonfim, Festa de Yemanjá, Elevador Lacerda, puxada de rede, orixás e roda de capoeira, com destaque à obra de Jayme Figura, falecido recentemente, que retrata uma cena da Paixão de Cristo.
As telas foram encomendadas a artistas baianos, no ano 2000, e, em função da ação do tempo, necessitavam de melhorias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!