Usuários do sistema metropolitano precisam ficar atentos a partir deste domingo (25), devido às mudanças no seu itinerário. O anúncio foi feito pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA).
A partir de agora, as linhas do sistema metropolitano de passageiros que operam na orla de Salvador, passarão a ter ponto final em Patamares e Piatã. Nesses locais, os ônibus farão retorno e não vão mais seguir para o centro da cidade.
Leia também:
Segundo a AGERBA, a medida atende a um acordo firmado com o Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Salvador.
Salvador reforça linhas de ônibus para atender demanda metropolitana
Para atender a demanda dos usuários do sistema metropolitano, dez linhas de ônibus de Salvador terão o atendimento reforçado e outras duas novas começaram a operar no sábado (25). A informação foi divulgada pela Secretaria de Mobilidade (Semob) na sexta-feira (24). As linhas atendem regiões como a orla, Centro e Estação da Lapa.
Na orla, as linhas 1007 – Lapa x Term. Aeroporto/Jd. Das Margaridas, 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi), 1001 – Aeroporto x Praça da Sé e 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo terão a frota ampliada em quase 20%.
Ao todo, conforme divulgou a Semob, serão realizadas, diariamente, 199 viagens contra 177 atualmente, um aumento de 12%.
Na Avenida Dorival Caymmi, haverá um aumento de 9% na frequência, saindo de 150 para 164 viagens por dia.
As linhas 0120 – Barbalho x Salvador Shopping e 1053 – Estação Mussurunga x Barra também serão reforçadas, além de mais duas linhas novas que foram criadas especialmente para dar apoio à operação: a 0120-01 – Barbalho x Lapa/Faz. Garcia e 1053-03 – Estação Mussurunga x Rio Vermelho.
Com isso, haverá um aumento de 18% na frota e, consequentemente, no número de viagens durante o dia. Atualmente, das 5h às 8h, são realizadas 29 viagens.
Este número passará para 34 viagens a partir deste sábado, enquanto no entre pico, das 8h às 14h, o número de viagens será ampliado para 42 contra 37 atualmente.
De acordo com a pasta, estas linhas devem fazer 123 viagens durante o dia, aumentando a frequência em 14%.
Na Estação da Lapa, as linhas 0136 – Lapa x Chame Chame (LB1), 0137 – Lapa x Barra Avenida/Barra (LB2), 0138 – Lapa x Gribaldi/Ondina (LB3) e 0140 – Lapa x Rio Vermelho (via Cardeal da Silva) terão um aumento de 11% na frota, passando de 55 para 61 ônibus.
A LB1 terá um aumento de 16% no número de viagens no horário de pico da manhã, saindo de 44 para 51 viagens. Já na LB4 o aumento será de 24%, passando de 29 para 36 viagens das 5h às 8h da manhã.
Ministério Público da Bahia tenta resolver impasse desde 2017
Segundo o Ministério Público da Bahia, desde 2017 há uma tentativa de solucionar a questão do transporte metropolitano junto ao Município e ao Estado. Em 2023, a questão precisou ser judicialização.
Em agosto do ano passado, o MP-BA chegou a ajuizar uma ação civil pública após identificar irregularidades no sistema de transporte intermunicipal metropolitano de Salvador. Na ação, o MP pedia à Justiça que a AGERBA desativasse as linhas metropolitanas que entravam em Salvador pela orla, indicando que as mesmas poderiam operar até o Aeroporto.
No documento, as promotoras responsáveis pelo caso disseram tentar resolver a questão desde 2017, quando a AGERBA já indicava a abertura de procedimento licitatório, que, até então, nunca foi realizado.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!