Dados divulgados pelo Painel Sipaer, ferramenta online do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontam que, nos últimos dez anos, 52 acidentes aéreos foram registrados na Bahia.
O mais recente aconteceu na última quinta-feira (14), quando um avião caiu na zona rural de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, o piloto Jairo Souza morreu. Até o momento, não se sabe as causas nem circunstâncias do acidente.
Leia também:
Do total de ocorrências, de acordo com o G1 Bahia, 10 foram fatais, resultando na morte de 18 pessoas.
No âmbito nacional, no mesmo período, o Brasil registrou pelo menos 1,6 mil acidentes de avião, com 719 mortes. O ano com maior número de perdas foi em 2015, quando 79 pessoas perderam a vida.
Relembre alguns casos de acidentes de avião que aconteceram na Bahia:
2014:
Um avião monomotor capotou após apresentar um problema técnico na zona rural do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. O piloto e o copiloto não tiveram ferimentos graves.
2015:
Um avião caiu no mar durante uma apresentação da "Esquadrilha Textor Show", no Farol da Barra. Na ocasião, o piloto André Textor, de 30 anos, morreu.
2016:
Um helicóptero caiu na cidade de Jaguaripe, a 240 km de Salvador. O piloto morreu quase um mês depois após ficar em coma induzido e respirando com ajuda de aparelhos.
2020:
Em junho, um avião monomotor caiu na zona rural do distrito de Roda Velha, situado no município de São Desidério, no oeste do estado. O piloto, que estava sozinho na aeronave, morreu.
2022:
Em julho, um avião de pequeno porte caiu em Ruy Barbosa, a cerca de 320 km de Salvador. A aeronave chegou a capotar, mas ninguém se feriu.
Da Redação
Da Redação
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!