A Internacional Travessias Salvador (ITS), que administra o sistema do ferry que liga Salvador à Ilha de Itaparica, foi multada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por falhas de limpeza.
Segundo o órgão, o descumprimento das chamadas Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção foi apontado nas embarcações Ivete Sangalo e Dorival Caymmi. O valor da multa é de R$ 300 mil.
Leia também:
Divulgada nesta segunda-feira (1º), a decisão é do dia 29 de maio. Conforme pontuou a Avisa, a empresa foi notificada no dia 10 de junho. Atualmente, o processo está "aguardando recurso" da Internacional Travessias.
Veja abaixo as falhas de limpeza da Internacional Travessias no ferry
- Falhas no processo de limpeza e coleta de lixo da embarcação Doryval Caymmi
- Falha no controle de vetores dessa mesma embarcação
- Condições higiênico-sanitárias insatisfatórias na embarcação Ivete Sangalo sanitários e armários de guarda-coletes)
- Falhas no controle de vetores da embarcação acima
O iBahia entrou em contato com a Internacional Travessias Salvador, em busca de posicionamento sobre a multa, mas até a última atualização desta reportagem, a concessionária informou que "o caso está sob julgamento e que está à disposição para prestar todo o tipo de esclarecimento."
Em nota, a Agerba informou que "todas as infrações constantes na Lei número 12.044/2011 são de competência da AGERBA, podendo esta Agência, ao realizar a fiscalização diária, lavrar autos de infração e aplicar as sanções cabíveis. A falta de higiene dentro da embarcação irá gerar um auto de infração, logo após será instaurado um processo administrativo do qual será dado um prazo à concessionária para apresentar defesa."
A entidade ainda explicou que "fará análise da defesa e caso seja verificada a irregularidade, será aplicada uma sanção/medida administrativa cabível. "
Falta de limpeza recorrente no ferry
Em março deste ano, o sistema já tinha sido notificado por problemas como falta de limpeza e de acessibilidade. Na época, a notificação aconteceu após uma vistoria que contou com vários órgão, incluindo a própria Anvisa.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!