Os ônibus do transporte público de Salvador deixaram de circular no final de linha do bairro de Pernambués, no final da tarde desta sexta-feira (3), depois que dois coletivos foram incendiados na região. A informação foi divulgada pela Secretaria de Mobilidade (Semob).
Não há previsão de retomada do serviço. Durante o período em que a medida estiver em vigor, o terminal do bairro será transferido para a praça Arthur Lago. Ao todo, quatro linhas de ônibus foram afetadas. São elas:
Leia também:
- 1103 - Alto do Cruzeiro x Pernambués
- 1133 - Terminal Acesso Norte x Pernambués
- 1137 - Pernambués x Barra
- 1163 - Pernambués/Jd. Nova Brasília x Shopping da Bahia
Em nota, a Semob repudiou os atos de vandalismo que "prejudicam a população que mais precisa do transporte coletivo, uma vez que estes ônibus não são substituídos na linha de origem".
Ônibus foram incendiados em protesto
A situação aconteceu na Avenida Tancredo Neves, durante um protesto. Os coletivos estavam nas proximidades da Madeireira Brotas quando foram interceptados. Passageiros e rodoviários foram colocados para fora do veículos. Não há registro de feridos.
De acordo com a Semob, o ataque aos ônibus teria ocorrido após uma operação policial no bairro. Um vídeo feito por testemunhas mostra que, além dos dois coletivos incendiados, um terceiro também se tornou alvo. Nas imagens, é possível ver uma mulher jogando pedras no para-brisas do veículo. Assista abaixo:
Conforme detalhou a Semob, um dos ônibus incendiado pertencia à concessionária Plataforma e fazia a linha 1673 – Iguatemi x Fazenda Coutos. Já o outro era da concessionária Ottrans, que operava a linha 1249 - Jd. Santo Inácio x Sh. Da Bahia. Não há detalhes sobre o terceiro coletivo.
O fogo assustou pessoas que passaram pela região e a fumaça alertou até quem estava longe da área. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a vista da região. Uma fumaça escura tomou conta do ar. O trânsito ficou congestionado na região. Assista abaixo:
Trânsito foi desviado após incêndio no ônibus
Segundo a Transalvador, agentes foram deslocados para o local e o trânsito foi desviado para o Viaduto Nelson Dahia temporariamente. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) apagou as chamas. Os ônibus ficaram destruídos.
Equipes da Semob acompanham a situação. Um guincho da Transalvador também foi enviado para o local para a retirada dos coletivos, que serão levados para as garagens das empresas.
O que diz a PM
Segundo apurou a TV Bahia, a ação policial que motivou a manifestação teria matado dois homens. O iBahia questionou a Polícia Militar (PM) sobre a situação, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
Sobre o protesto, a corporação informou que policiais militares (1ª CIPM, Batalhão Gêmeos) foram acionados para averiguar a situação, e, ao chegar no local, foram tomadas medidas para controlar a situação.
Policiamento reforçado
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Rondesp Central e unidades especializadas reforçaram as ações de combate às facções no bairro após o ataque.
Também em nota, a pasta informou que a Polícia Civil (PC) iniciou os levantamentos para identificar o grupo que colocou fogo nos coletivos. Além de ouvir testemunhas, as equipes analisam imagens de câmeras da região.
Informações sobre os envolvidos no ataque criminoso podem ser enviadas através do telefone 181 (Disque Denúncia).
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!