A Internacional Travessias Salvador (ITS), que é a concessionária que administra o sistema do ferry, divulgou nesta terça-feira (26) o esquema montado para o feriado prolongado da Semana Santa. Ao todo, 5 embarcações estarão em operação e 700 horas extras no serviço Hora Marcada serão abertas.
Leia mais:
- Rodoviária de Salvador terá 500 viagens extras para Semana Santa
- Veja o que abre e o que fecha em Salvador e RMS na Semana Santa
- Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período
A operação especial acontecerá entre a quarta-feira (27) e a próxima terça (2), no Terminal de São Joaquim e Terminal de Bom Despacho. Para o período, é esperado um incremento de 5% em relação ao fluxo registrado no ano passado, chegando em 98.700 pedestres e 14.700 veículos. Em 2023, foram transportados 94 mil pessoas e 14 mil veículos.
Leia também:
As embarcações em operação são: Anna Nery, Maria Bethânia, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu. Para atender à demanda, as equipes de trabalho também foram reforçadas, com especial atenção a áreas como atendimento e orientação ao cliente, limpeza e segurança, conforme pontuou a ITS.
Veja como usar o ferry na Semana Santa
Os usuários também podem utilizar o agendamento para transporte de veículos pelo SAC Digital. Nesta modalidade de agendamento, não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço.
Os horários regulares de saída são de hora em hora, das 5h às 23h30, de segunda a sábado, e das 6h às 23h30, domingos e feriados. Durante a operação especial, saídas extras vão ocorrer ao longo do dia, sempre de acordo com a demanda, e respeitando a disponibilidade dos barcos e os períodos de manutenção obrigatória, preventiva ou corretiva, que venham a ocorrer.
Em nota, a empresa recomendou que as pessoas acessem o site do Filômetro, que indica o melhor momento para se dirigir aos terminais, evitando longas esperas nas filas de veículos. Para pedestres e usuários em veículos, os terminais contam com painéis que exibem as informações de embarque, incluindo capacidade dos ferries e horários de saída.
Ferrycard
A recarga Ferrycard no período será mantida em guichê especial, obedecendo à fila de entrada do usuário no portão de acesso ao serviço. O setor de troca/entrega de cartões estará funcionamento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h. Já nos sábados, domingos e feriados ficará fechado.
Durante a operação especial, motoristas precisam se atentar para os dias de suspensão da travessia de veículos pesados. No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h de sexta-feira até às 15h de sábado, como também das 5h da véspera de feriado até às 5h do dia posterior ao seu retorno.
Veículos pesados transportando alimentos, e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.
Como em outras datas de feriado, o sistema contará durante a operação especial de Semana Santa com o apoio de órgãos públicos como: Policia Militar (PM), Policia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Juizado de Menor.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!