A edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da Bahia divulga o aviso de licitação para contratação de empresas para a implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana, trechos Ilha de São João – Calçada; Paripe - Águas Claras e Águas Claras – Piatã. O documento também informa a criação de uma comissão especial para acompanhar o processo.
A nova proposta do VLT substitui o projeto de VLT do Subúrbio, proposto pelo Governo da Bahia para substituir os antigos trens.
Leia também:
O rompimento com a empresa chinesa Skayrail aconteceu em agosto deste ano, após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Diversas irregularidades foram apontadas pelo órgão, a exemplo da mudança do projeto inicial.
Os trens do subúrbio foram desativados há dois anos para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram. Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.
Conforme a publicação no DOE, a sessão pública de recebimento das propostas por parte dos interessados acontecerá no dia 12 de março.
Como será o novo VLT de Salvador
O VLT de Salvador terá pouco mais de 36 km de extensão, divido em três trechos. O projeto inclui ainda requalificações, construção de ciclovias, pista de skate e mais.
A autorização da licitação ocorreu nesta terça-feira (26), assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues. O Investimento inicial estimado pela gestão é de R$ 3,6 bilhões.
Veja detalhes:
Lote 1: De Ilha de São João, em Simões Filho (RMS), até a Calçada, em Salvador, com 16,66 km de extensão – via permanente com 17 paradas, recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João;
Lote 2: De Paripe a Águas Claras, com 9,2 km de extensão – construção de via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de conveniência, pista de skate, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas;
Lote 3: De Águas Claras a Piatã, com 10,5 km de extensão – via permanente com nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!