Salvador teve 255 veículos e 10 barcos abandonados removidos das vias de Salvador em 2024. De janeiro até o último dia 9, foram realizadas 282 notificações e atendidas 190 denúncias recebidas pelo site Fala Salvador. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que tem conduzido a "Operação Cidade Dez, Sucata Zero", visando a remoção de sucatas de veículos e barcos das vias públicas da cidade.
Após as notificações, 157 sucatas de veículos foram removidas pelos próprios proprietários e 98 foram apreendidas pela Semop, totalizando 255 sucatas de veículos retiradas das vias públicas. No caso das sucatas de barcos, cinco barcos foram removidos pelos proprietários e outros cinco foram apreendidos, somando dez barcos retirados dos logradouros públicos.
Leia também:
De acordo com o diretor-geral de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, novas ações ocorrerão nos próximos dias. A equipe da pasta municipal está diariamente notificando e retirando sucatas.
“A intenção é melhorar a estética da cidade e evitar a propagação de pragas e mosquitos vetores de doenças, como dengue, zika, chikungunya e leptospirose. E além de deixar os acessos livres para os carros e pedestres transitarem sem impedimentos, a ação também ajuda na segurança, pois muitas dessas sucatas podem se tornar esconderijo de meliantes. Assim, a operação deixa a cidade mais bonita, organizada e com aspecto de que está sendo zelada”, avaliou.
Carvalho reiterou que as denúncias são recebidas pelo Fala Salvador, através do telefone 156. “Caso se constate que é uma sucata, nós notificamos o proprietário com um prazo de até 72 horas, dependendo do estado e localização. Caso apresente risco, a remoção será imediata”, finalizou.
Sucatas retiradas em 2023
O número de apreensões de sucatas em Salvador cresceu 70% este ano, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O órgão divulgou um relatório que aponta um aumento significativo nas notificações, denúncias e apreensões de sucatas na cidade em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro até o início de novembro de 2023, a operação "Cidade Dez, Sucata Zero" registrou ainda um aumento de 24% nas notificações e de 70% nas denúncias em relação ao ano passado. Em 2023, 230 sucatas foram apreendidas e 721 retiradas das vias públicas.
Em 2022, no período de janeiro até 6 de novembro, a operação notificou 654 sucatas de veículos e bens inservíveis, recebeu 340 denúncias pelo Fala Salvador e removeu 457 sucatas a pedido de seus proprietários, apreendendo 132 e removendo 589 delas das vias públicas. Além disso, 32 notificações de barcos foram emitidas, com seis apreensões e 24 remoções a pedido dos proprietários, totalizando 30 retiradas no total.
Já em 2023, no mesmo período, foram emitidas 810 notificações de sucatas de veículos e bens inservíveis, com 585 denúncias através do Fala Salvador. Destas notificações, 491 sucatas foram removidas pelos proprietários, enquanto 230 foram apreendidas e 721 retiradas das vias públicas. No caso das sucatas de barcos, houve 20 notificações, seis apreensões e 14 remoções a pedido dos proprietários, totalizando 30 retiradas no total.
Denúncias
A solicitação da remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, pode ser feita através do site Fala Salvador, aplicativo ou pelo telefone 156.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!