Passageiros fecharam a entrada da Estação Mussurunga, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (8), em protesto as más condições de ônibus da linha 808, que faz o transporte de trabalhadores para Camaçari, na Região Metropolitana. A paralisação causou um grande impacto na região e chegou a forma uma fila de ônibus que não podiam sair da estação.
Os trabalhadores liberaram a via po volta das 7h35, quando receberam o contato de um representante da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que prometeu se encontrar com os manifestantes.
Leia também:
Em entrevista à TV Bahia, uma representante dos manifestantes relatou que a precariedade dos ônibus e os atrasos são recorrentes.
"Fazemos este percurso diariamente e somos desrespeitados. Cheguei por volta das 6h10 e só mandaram um ônibus que está quebrado, que não chega no horário. Isso que está acontecendo não é pontual, é diário, tem mais de 5 meses", ressalta a trabalhadora.
Equipes da Polícia Militar e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) foram ao local e organizaram a liberação da entrada do terminal.
A linha Camaçari-Terminal Mussurunga é uma das principais do sistema metropolitano e transporta 58.258 mil passageiros por mês, de acordo com a Agerba. O serviço é operado pela empresa Avanço, que, até o momento, não se posicionou sobre a situação.
Trabalhadores enfretam problemas no trabalho devido aos atrasos
Ainda segundo Alexandra, os relatos de problemas no trabalho devido aos atrasos também tem se tornado recorrentes. Ela pontua que os trabalhadores reclamam da situação diariamente para a Agerba, mas têm sido ignorados.
"Ligamos diariamente para Agerba, registramos protocolos de reclamação, nós somos organizados enquanto passageiros. Todos os dias álguem liga, reclama e ninguém faz nada. Há uma conivência do poder público em nos ignorar. Eu sou chamada atenção por chegar atrasada no trabalho, assim como outras pessoas, e estamos a mercê dessa empresa Avanço", pontua a trabalhadora.
Protesto Camaçari
O caminho inverso dos trabalhadores também tem sido cheio de problemas. Ainda na manhã desta sexta-feira (8), um dos ônibus, também da linha 808, quebrou poucos minutos depois de sair da Rodoviária de Camaçari, com destino a Estação Mussurunga. Por causa disso, os trabalhadores fecharam a Avenida Jorge Amado, em protesto.
Segundo informações apuradas pela equipe de produção da TV Bahia, o ônibus saiu da rodoviária por volta das 6h15 e quebrou nas imediações do Centro Administrativo de Camaçari.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!