A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (27) uma série de intervenções na Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana. O objetivo é melhorar o trânsito na região.
As obras serão feitas pela Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador) e terão investimento de R$19 milhões. Está prevista a construção de novas vias e mudanças na ciclovias, nos pontos de maior congestionamento.
Leia também:
Os detalhes das intervenções foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, ao lado de autoridades municipais, na região.
“São 12,9 km, desde a Rua Luiz Maria até a rótula de Paripe. Essa é uma das vias em que mais trafegam veículos em Salvador: são um milhão de veículos que passam aqui por mês, nos dois sentidos. Imagine a quantidade de pessoas que usam essa avenida. Realizamos, lá em 2016, uma primeira intervenção, com uma série de modificações e de ajustes. Porém, o fato é que o tempo vai exigindo novos ajustes, a demanda foi aumentando, enquanto que a Prefeitura ganhou uma outra dimensão, o que nos permite dar início a mais uma obra”, afirmou.
Nova Suburbana
De acordo com a Prefeitura, na região da Boa Vista do Lobato, próximo à saída do túnel de Ligação Lobato-Pirajá, será construída uma alça para otimizar o trânsito no local.
Com isso, os veículos que saírem de Pirajá terão acesso direto à Suburbana, já no sentido Calçada/Centro, sem precisar pegar o retorno, como ocorre atualmente, gerando congestionamento.
Da mesma forma, no trecho entre o retorno e o acesso ao bairro Alto do Cabrito, a avenida também será alargada e ganhará mais uma faixa, aumentando a passagem.
Próximo aos bairros de Plataforma e de São João do Cabrito, a Transalvador fará duas intervenções para facilitar o tráfego entre a avenida e as vias locais.
A primeira alteração prevê a construção de uma via marginal, no sentido Paripe, logo após o Parque São Bartolomeu. A novidade vai beneficiar aqueles que precisam acessar a Rua dos Ferroviários, em Plataforma.
O acesso ao Parque São Bartolomeu também será facilitado com uma nova ligação. No sentido Calçada/Centro, a avenida vai ganhar uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu, que dá acesso ao parque. A mudança deve otimizar a fluidez do trânsito, sobretudo no sentido Calçada/Centro, já que evita retenções.
Ciclistas
Está previsto que a ciclovia também seja alargada e requalificada, ao longo dos quase 13 km de extensão da via. Em linhas gerais, a área de circulação das bicicletas será elevada ao nível do canteiro, "entregando mais conforto e segurança aos usuários".
Em nota, o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, lembrou da criação da via na região, em 2016. “Trouxemos a cultura da bicicleta para uma região em que já existiam muitos ciclistas. Trouxemos outros elementos de redução de acidentes, e isso se mostrou um sucesso à época, registrando números menores imediatamente. Agora, essa obra é uma evolução daquela”, disse.
O superintendente da Transalvador, Décio Martins, destacou a importância das mudanças. “Essa é uma ciclovia que as pessoas do Subúrbio utilizam muito, temos aqui diariamente muitas pessoas passando de bicicleta para irem ao trabalho, por exemplo. Então, hoje se trata de uma importante forma de mobilidade do Subúrbio. Vamos nivelar toda a ciclofaixa. Com isso, ela ficará mais ampla. Atualmente, você tem um limitador de espaço porque ela é rebaixada. Com isso, vamos trazer mais segurança para as pessoas e também mais conforto”, explicou Décio Martins.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!