O eclipse solar anular, fenômeno que faz com que a Lua cubra o Sol criando uma espécie de "anel de fogo", foi visto por milhares de brasileiros na tarde do último sábado (14). Os moradores das regiões Norte e Nordeste puderam apreciar o acontecimento por completo durante uma hora e vinte minutos.
Existem três fenômenos de eclipse solar, o total, parcial e anular. O eclipse total faz com que a Lua deixe bloqueada totalmente a luz solar. Apenas a coroa do Sol fica à mostra nessa modalidade.
Leia também:
No parcial, apenas metade do Sol fica visível. Já no anular, a Lua se posiciona à frente do Sol e aparece como um disco escuro sobre outro disco maior e mais brilhante, formando um contorno.
O próximo eclipse anular do sol só acontecerá no dia 2 de outubro de 2024, mas não poderá ser visto no Brasil, segundo Observatório Nacional. O espetáculo astronômico só vai voltar a ser visível no Brasil no dia 6 de fevereiro de 2027 e, mesmo assim, só de forma completa no Rio Grande do Sul.
Bahia
O fenômeno foi visto por todo o estado da Bahia e diversos registros foram feitos por diferentes pontos turístiscos especialmente na capital baiana. Baianos e turistas se reuniram para apreciar o espetáculo de lugares como Porto da Barra, Praça da Cruz Caída, e até mesmo em bairros periféricos.
Veja abaixo fotos inéditas tiradas no bairro de Pirajá, em Salvador, pelo fotógrafo Pedro Nepomuceno:
Repercussão na web
O fenômeno não passou despercebido nas redes sociais. Veja reações abaixo:
Ítalo Ferreira realiza ensaio fotográfico inédito durante Eclipse Solar Anular pic.twitter.com/L1ZaumdQkV
— Astronomiaum (@Astronomiaum) October 15, 2023
A foto mais bonita do eclipse tinha que ser no fim de tarde Salvador pic.twitter.com/ROdicWzWpx
— SIL (@silasque) October 14, 2023
Mais uma imagem do eclipse que fiz da varanda do meu apartamento, em Recife. pic.twitter.com/PU9OAR40un
— Flávio Costa (@flaviocostaf) October 15, 2023
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!