A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) emitiu um alerta para os banhistas nesta sexta-feira (7), por causa dos perigos com as caravelas nas praias e para a previsão de mar agitado no fim de semana.
Veja mais:
- Salvador terá mais chuva? Confira a previsão do tempo do fim de semana
- Codesal explica causa de chuvas e ventos que atingiram Salvador
- Salvador tem alerta de chuvas com risco de alagamento e deslizamento
Segundo o órgão, os animais marítimos, também conhecidos como águas-vivas, têm surgindo com mais frequência no litoral da cidade nos últimos dias, podendo intensificar no sábado (8) e domingo (9)
Leia também:
Já o mar agitado é esperado por causa do período de chuvas e das correntes de ar provenientes do Sul, que são mais fortes nesta época do ano. Isso pode acarretar o aumento de incidentes nas praias, como afogamentos.
Em nota, a Salvamar informou que, neste período, os salva-vidas reforçam a sinalização, com as bandeiras roxas que indicam a presença de área de animais marinhos nas praias, além das bandeiras vermelhas, informando sobre o perigo do banho de mar.
Caravelas têm relação com mar agitado
"Foi observada pelos nossos agentes uma grande quantidade de caravelas em Salvador. Por isso, é muito importante que as pessoas evitem o banho de mar, pois o mar está perigoso, com influência de correntes de retorno e frente fria. Isso trouxe muitas caravelas, que podem causar acidentes graves, sobretudo com crianças que podem ter febre, ínguas, e até precisar de um atendimento médico especializado", explica o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.
De acordo com o salva-vidas e oceanógrafo André Quadros, as ocorrências de queimaduras com as caravelas costumam acontecer ao longo do ano, mas tem incidência maior no outono/inverno.
"Isso provavelmente está relacionado com a mudança de direção e maior intensidade dos ventos e correntes marinhas, pois são animais que não possuem capacidade natatória, vivem à deriva nos mares e oceanos, e quando acontecem essas mudanças, conseguem chegar com maior facilidade até nossas praias", relata.
O especialista lembra que em Salvador as praias oceânicas (da Barra até Ipitanga) são as onde a presença dos animais é mais observada, visto que são praias mais expostas à ação das ondas, ventos e correntes.
Já as praias que ficam na Baía de Todos-os-Santos, que são mais protegidas, possuem uma menor probabilidade de aparecimento das caravelas, pontuou a Salvamar.
Veja o que fazer em caso de ferimentos de caravelas
- Retirar os restos de tentáculos ainda presentes na pele, se houver;
- Lavar o local com água salgada, nunca com água doce;
- Aplicar vinagre no local lesionado (evitar vinagre de álcool);
- Cobrir o local com um pano úmido;
- Ficar em observação, pois sintomas mais graves podem aparecer – neste último caso, é essencial procurar assistência médica.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!