A Defesa Civil (Codesal) de Salvador emitiu um alerta para as chuvas fortes nesta terça-feira (23). Segundo o órgão, nas últimas seis horas as chuvas na capital baiana já superaram 45 mm.
Ainda conforme a Codesal, as chuvas moderadas a fortes acontecem devido a atuação de um sistema de baixa pressão. Até o momento, os maiores acumulados registrados foram nos barrios da Boca da Mata (48,2mm), Cassange (46,6mm), Cajazeiras VIII (33,0 mm), Nova Brasília (32,0 mm), Itapuã (26,4 mm), Canabrava (26,2mm) e Calabetão (24,2 mm).
Leia também:
Moradores já começam a sofrer com as consequências da chuva forte. Em Cajazeiras 8, uma moradora gravou como a água inundou sua casa após o início da chuva. O mesmo aconteceu no bairro do Boa Vista de São Caetano e Boa Vista. Veja vídeos:
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o mau tempo continua entre quarta-feira (24) e sábado (27). A previsão para esses dias é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por raios e trovoadas.
Para o domingo (28), a previsão é de que haja a atuação de uma massa de ar quente e seca reduz a nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas.
Ocorrência
A Codesal alerta para os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Conforme o site do órgão, Salvador já registrou mais de 67 ocorrências devido a chuva. Enrte elas, estão casos de amaeças de deslizamento e desabamento. Os bairros com o maior número de registros são Liberdade e Pau da Lima.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), entre amanhã, quarta-feira (24/01), a sábado (27/01), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhada por raios e trovoadas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Os cidadãos devem solicitar ajuda por meio do telefone 199, que funciona 24h por dia.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!