A chuva forte que atingiu Salvador nesta segunda-feira (4) causou uma série de transtornos e caiu de forma desigual entre os bairros da capital baiana. Até às 11h da manhã, o bairro que havia registrado o maior acumulado de chuva foi o Rio Vermelho (47,8mm), na região conhecida como Chapada.
Ao iBahia, a meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Cláudia Valéria, explicou que uma série de fatores interfere na diferença da precipitação pela cidade. Entre eles está a proximidade do oceano, áreas com/sem vegetação, geografia e ocupação.
Leia também:
Áreas com mais área verde, por exemplo, também podem registrar um maior acumulado de chuva. Confira abaixo o ranking dos bairros em que mais choveu em Salvador nesta segunda:
- Chapada do Rio Vermelho (47,8mm),
- Ondina (40,2mm),
- Pituba - Parque da Cidade (39mm)
- Engenho Velho de Brotas (34,2mm)
Em nota, a Codesal ressalta que os cidadãos podem registrar ocorrências através do telefone gratuito 199. O plantão permanece 24h.
Chuvas em Salvador devem continuar
Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as chuvas foram causadas por um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) que atingiu a atmosfera. O clima seguirá instável e com possibilidade de chuvas nesta segunda.
A chuva deve continuar na terça-feira (5), mas sem muita intensidade. A instabilidade no clima seguirá ao longo da semana, que será de calor intenso.
A partir de quarta (6), a semana deve seguir com predomínio de sol. Se chover é de forma isolada em Salvador.
Transtornos pela cidade
Alguns pontos da capital baiana registraram transtornos devido ao acumulo de água causado pelas fortes chuvas desta segunda.
No bairro da Pituba, uma árvore caiu e outros bairros registraram pontos de alagamentos, como São Cristóvão. Nas principais vias da cidade, foram registrados lentidão no trânsito e alguns pequenos alagamentos.
Até o fim desta manhã, a Codesal havia registrado 32 ocorrências pela cidade. Deslizamento de terra, imóveis alagados e ameaças de deslizamento estão entre os casos registrados pelo órgão. Não há registros de feridos.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!