A partir deste domingo (07), a Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, começa a se desconfigurar. A ZCAS é um dos principais sistemas do verão responsáveis pelas chuvas e essa foi a primeira ZCAS do período chuvoso, que se atrasou um pouco por conta do El Niño. O fenômeno era para ter se formado no final da primavera.
A ZCAS se forma quando uma frente fria, associada a outros sistemas, forma uma faixa contínua de nuvens da região amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela Bahia. Por isso, a semana passada foi de chuva intensa em várias regiões. O município de Barra, no oeste do estado, chegou a acumular 103 mm em 24 horas. O local foi onde mais choveu em todo Brasil.
Leia também:
Mas a partir de quarta-feira (10), o sol volta a predominar em toda Bahia e o calor de verão também. As temperaturas devem ficar bem elevadas principalmente no nordeste da Bahia: cidades como Queimadas, Rbeira do Amparo, Euclides da Cunha devem registrar 39°C e tempo seco.
Na segunda (08), os volumes de chuva devem diminuir em todo estado, mas ainda podem ter pancadas rápidas de chuva no extremo sul, sul, sudoeste, oeste e Chapada Diamantina.
Como fica Salvador?
Em Salvador, a partir de quarta-feira (10), o predomínio é de céu bem claro e poucas chances de chuva. Inclusive na quinta-feira (11), quando acontece a lavagem do Bonfim, o predomínio é de sol com temperatura máxima chegando a 30°C.
Thaic Carvalho
Thaic Carvalho
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!