A madrugada desta terça-feira (2) foi de chuva em Salvador. A capital baiana foi impactada por fortes chuvas e trovoadas, com os bairros passando dos 100mm no acumulado, passando de 30% do esperado para o mês.
Segundo balanço do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Ondina (106,8mm) e Federação (102,8mm) foram os bairros que mais choveram em 12 horas.
Leia também:
Segundo a estação pluviométrica de Ondina, o esperado para o mês de abril é de 284,9mm. Com o acumulado dessa madrugada, já choveu cerca de 39% do volume.
Fenômeno causou chuva em Salvador
O fenômeno que causou a chuva em Salvador foi o Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM). Em entrevista ao Resenha das 7, Sosthenes Macedo, diretor-geral da Codesal, explicou como atua o sistema.
"Esse sistema é relativamente novo para as nossas discussões. Já ouvimos falar do Cavado, do Sistema de Baixa Pressão, das Zacas (Cavado), e agora esse Complexo Convectivo de Mesoescala, que tem como característica uma ação mais prolongada. A chuva forte começou às 2h da madrugada, na sequência a gente teve grandes acumulados até o início da manhã. Mas esse fenômeno é marcado também pelas rajadas de vendo, trovão e ate mesmo granizo, que ainda não registramos hoje".
Previsão
Até a quarta-feira (3), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.
A Codesal integra a categoria de serviços essenciais do município e permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!