A chuva que atinge Salvador nesta segunda-feira (8) não se concentra apenas na capital baiana. Outros municípios da Bahia também estão em atenção por causa do nível da água.
Em Canudos, no sertão da Bahia, cidade a 400km de Salvador, o açude de Cocorobó atingiu o maior nível dos últimos 35 anos. A prefeitura de Canudos decretou situação de emergência na área do perímetro do Vaza-barris. Algumas áreas da cidade estão isoladas devido ao alagamento.
Leia também:
Jeremoabo está sendo atingida pela chuva desde o final de semana. Segundo balanço, mais de 1.200 pessoas precisaram sair de casa por causa dos alagamentos.
O governador Jerônimo Rodrigues chegou a sobrevoar a região no sábado (6), para acompanhar ações emergenciais. O gestor esteve acompanhado do superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, e dos prefeitos das cidades, e anunciou reforços para atender a população afetada.
“Nosso objetivo é salvaguardar vidas e dar o conforto às pessoas atingidas pelas chuvas. Por aqui, casas foram inundadas, plantações de frutas e hortaliças ficaram debaixo d’água, portanto, é uma situação de alerta. As secretarias estaduais estão envolvidas e mobilizadas nas ações emergenciais, para envio de suprimentos, equipamentos e outros itens necessários para ajudar a população que está precisando nesse momento”, afirmou o governador.
A cidade de Nilo Peçanha, no baixo-sul da Bahia também sofreu com a chuva. A Defesa Civil do município emitiu um alerta sobre a situação na cidade.
A Prefeitura informou que a zona litorânea da cidade foi atingida por um grande volume de chuvas. O rio Jatimane, que corta a comunidade do Jatimane, transbordou e causou transtornos em alguns acessos, ruas e residências.
Além disso, um trecho da BA 884 - KM6 precisou ser interditada devido os danos causados pela chuva. A via encontra-se em meia pista para veículos leves e motocicletas.
Chuva em Salvador e Região Metropolitana
Em Salvador foram registrados diversos pontos de alagamento. Em várias das principais avenidas da cidade, como a Bonocô e Paralela, os pontos de alagamento assustam e motoristas tentam fugir dos estragos nas vias.
No entorno do Dique do Tororó, um lago se formou e os motoristas tiveram que voltar pela contramão para fugir da água. Segundo relato de motoristas, logo após do Dique há um imenso alagamento sentido Nazaré e, em muitos pontos, apenas ônibus estão passando pela via.
Na capital baiana, a Defesa Civil do município emitiu um alerta máximo no fim de semana por causa da quantidade de chuva superior a 150 milímetros nas áreas de risco.
Na Região Metropolitana, os bairros da cidade de Pojuca estão alagados e a enxurrada chegou a invadir algumas residências. Em Simões Filhos, moradores ficaram ilhados e houve deslizamentos de encostas.
Cidades em situação de emergência pela chuva
Segundo a Defesa Civil da Bahia (Sudec), 48 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas. Além disso, 275 desabrigados e 2.281 desalojados. Até o momento, foram contabilizados sete óbitos. As cidades impactadas são:
- Anagé
- Angical
- Apuarema
- Baixa Grande
- Barra
- Boa Vista do Tupim
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Caetité
- Canavieiras
- Cansanção
- Cicero Dantas
- Contendas de Sincorá
- Cotegipe
- Cravolândia
- Dário Meira
- Ibicuí
- Iguaí
- Ilhéus,
- Itaju do Colônia
- Itamari
- Itororó
- Jequié
- Lagoa Real
- Lençóis
- Maiquinique
- Medeiros Neto
- Milagres
- Monte Santo
- Muquém de São Francisco
- Mutuípe
- Nordestina
- Nova Canaã
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Quijingue,
- Ruy Barbosa
- Santa Brígida
- Santa Luzia
- Santaluz
- São Miguel das Matas
- Saubara
- Tanhaçu
- Ubaíra
- Valença
- Varzedo
- Wanderley
- Canudos
- Jeremoabo.
As informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!