Uma forte chuva atingiu o extremo sul do estado, na manhã deste domingo (21). Segundo informações de Thaic Carvalho, colunista do iBahia, os moradores de Teixeira de Freitas ficaram em alerta.
Já no distrito de Catuaba, que fica em Bonito, na Chapada Diamantina, o céu escureceu e nuvens gigantes se formaram no começo da tarde. Em Ouralândia, no centro norte da Bahia, não foi diferente. Nuvens cinzentas e densas também se formaram e logo depois veio a chuva.
Leia também:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que pode chover em todo estado da Bahia essa semana. Em algumas regiões, os acumulados podem passar dos 100 mm em apenas 24 horas e a chuva pode vir acompanhada de raios, trovões e rajadas de vento.
Alerta para todo o Brasil
O Inmet emitiu um alerta de chuvas e tempestades para diversos locais do país. A previsão é de que o tempo fechado fique até as 10h da segunda-feira (22). Ainda de acordo com o órgão, dez estados foram colocados no estágio laranja, o segundo da escala de três cores que vai do amarelo ao vermelho.
O alerta representa uma “situação meteorológica de perigo”, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas (raios).
Os estados no alerta são:
- Acre;
- Bahia;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Pará;
- Rondônia.
Nesses locais, a orientação do instituto é de que, se houver rajadas de vento, a população não busque abrigo debaixo de árvores devido aos riscos de queda e raios; não estacione perto de torres de transmissão e placas de propaganda (outdoors); desligue os aparelhos elétricos (se possível) e busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!