A semana promete ser de chuva em Salvador, segundo informativo meteorológico divulgado nesta segunda-feira (22), pela Defesa Civil do Salvador (Codesal). Além disso, é esperada a chegada de uma frente fria a partir do final de semana.
Segundo o boletim, as chuvas serão intensificadas ao longo dos dias devido atuação de um fenômeno de baixa pressão, o "cavado". O fenômeno ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há, também, uma tendência à queda da pressão atmosférica.
Leia também:
A situação será somada ainda aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Já a partir do final de semana, sábado (27) e domingo (28), a chuva deve ser mantida devido o avanço de uma frente fria.
Previsão para Salvador é de chuva
Entre esta segunda (22) e terça (23), a previsão é de céu nublado com chuva moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas a qualquer hora do dia. A chance de chuva é de 90%, com temperaturas entre 24°C e 28°C, e ventos de 26km/h.
Na quarta (24) e quinta (25), o tempo seguirá instável, com céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas, acompanhadas por raios e trovoadas a qualquer hora do dia. A chance de chuva é de 90%, com temperaturas entre 24°C e 29°C, e ventos variando entre 18km/h e 20km/h.
Por fim, entre sexta (26) e domingo (28), o céu seguirá nublado, com chances de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas por rajadas de vento a qualquer hora do dia. A chance de chuva é de 70% e 90%, com temperaturas entre 24°C e 29°C, e ventos variando entre 22km/h e 30km/h.
Madrugada de chuva em Salvador
Durante a madrugada desta segunda (22), a chuva provocou deslizamentos de terra e alagamentos em diversos bairros. Até o momento, a capital já registrou 650mm, o dobro do esperado para o mês de abril, que era de 284,9mm.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros que mais choveram nas últimas seis horas na capital baiana foram:
- Ondina: 55,2 mm
- Rio Vermelho: 51 mm
- Novo Horizonte: 49 mm
- Federação: 45,1 mm
- Cabula: 43,6 mm
Foram registrados alagamentos nos bairros de Castelo Branco, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Liberdade, Barris e Bom Juá, além de trechos das avenidas Paralela, Bonocô e Centenário.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!