A comunidade quilombola do Buri e Gameleira, localizada no município de Pedrão, a cerca de 130 km de Salvador, está sem energia elétrica desde a última terça-feira (19), totalizando 72h nesta sexta (22).
Em entrevista ao iBahia, uma das moradoras da região contou que 150 famílias moram na comunidade e todas estão sem o fornecimento. Elas já perderam alimentos e até medicamentos, que dependem de refrigeração.
Leia também:
Angélica Maria contou ainda que a comunidade tem feito contato constante com a Neoenergia Coelba desde que o serviço foi afetado, mas eles não têm visto equipes da empresa no local.
"Já tive que jogar alimentos fora, sem falar que pacientes aqui na comunidade que perderam insulina. A gente liga e eles [Neoenergia Coelba] dizendo que já tem equipe no local, mas não apareceu equipe nenhuma. Agora, eles já deram uma previsão para amanhã. Cada hora eles dão uma previsão", disse.
A região é uma das muitas afetadas pela chuva que atingiu o estado nesta semana. Há registros de queda de energia elétrica provocada pelo temporal também em Salvador, cidades da Região Metropolitana (RMS) e no interior.
Na zona rural de Castro Alves, no Recôncavo do estado, o fornecimento foi suspenso na quarta-feira (20) e só foi retomado na tarde desta sexta. Moradores ficaram incomunicáveis, sem a energia para carregar os celulares. Alguns também perderam alimentos com as geladeiras desligadas.
No bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, algumas ruas ficaram sem energia até a manhã desta sexta. Comerciantes perderam produtos. Outros moradores levaram alimentos para casa de parentes, para não ter prejuízos.
Em nota, a Neoenergia Coelba informou que técnicos da empresa seguem trabalhando nos locais afetados. Com o avanço na normalização do fornecimento de energia, os esforços das equipes se concentram no restabelecimento de casos pontuais, em grande parte ocorrências individuais.
Nesta sexta-feira, conforme pontuou a concessionária, mais de 3 mil profissionais estão em campo. O reforço deve seguir até a conclusão dos serviços. A empresa estima que, em todo Estado da Bahia, aproximadamente 99% dos clientes afetados tiveram o suprimento de energia regularizado.
Para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, a empresa pede que os clientes entrem em contato com a distribuidora por meio dos canais digitais e do teleatendimento 116.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!