As cidades do sul da Bahia tem enfrentando uma série de problemas devido aos temporais que atingiram a região nesta terça-feira (23). Além dos grandes volumes de chuvas, foram, registradas quedas de árvores e alagamentos. Ainda não há informações sobre feridos ou desabrigados.
Veja também:
O mau tempo atinge as cidades de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe e Porto Seguro desde a madrugada. Os quatro municípios têm alertas vermelho, considerados graves, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia também:
Ilhéus
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), em Ilhéus foram registrados 220 milímetros em 24 horas, além de relâmpagos, trovoadas e fortes ventos.
As ruas ficaram alagas e os moradores tiveram problemas para sair de casa. Os pontos baixos da cidade foram os mais afetados pela ação da água. Os alagamentos aconteceram nos trechos das avenidas Itabuna, Lomanto Júnior, Osvaldo Cruz, Esperança, Lindolfo Color e Petrobras e nos bairros de Hernani Sá, Malhado e Conquista.
Casas e comércios foram invadidos por água e lama, um posto de gasolina ficou inundado e uma Unidade de Pronto Atendimento teve vazamento no teto. Não há detalhes sobre se os leitos foram comprometidos.
Conforme o Inmet, a temperatura no município deve permanecer nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros podem marcar até 33°C.
Itajuípe
A prefeitura de Itajuípe informou que a cidade registrou cerca de 150 mm em menos de 72 horas. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do município realizou um planejamento para ajudar os moradores de áreas em estado crítico.
Além das vias alagas, o Rio Almada, que banha a região, apresentou um aumento de volume devido ao temporal. A gestão do município disponibilizou escolas caso haja a necessidade de fornecer abrigo.
Segundo Inmet, Itajuípe está em alerta laranja e vermelho e deve registrar mais chuvas intensas. As temperaturas podem atingir os 31ºC, mas com nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Alerta do Inmet
As cidades de Porto Seguro e Itabuna também registraram alagamentos e um grande volume de água. De acordo com o Inmet, pancadas de chuvas são esperadas nessas regiões.
Os município estão em estado vermelho e laranja, o que indica grande perigo em potencial. Apesar disso, não há registro de ventos fortes nessa região.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!