icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Situação de emergência

Cidades baianas estão em situação de emergência por conta das chuvas

Trezes municípios estão em alerta por conta das chuvas no estado

foto autor

Mari Leal

30/01/2024 às 9:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Treze cidades baianas decretaram situação de emergência em decorrência do alto volume de chuva que atingiu o estado ao longo do mês de janeiro. São elas: Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém de São Francisco, Iguaí, Quinjungue, Wanderley, Jaguaquara, Ubaíra, Saubara e Milagres.


				
					Cidades baianas estão em situação de emergência por conta das chuvas
Trezes municípios estão em alerta por conta das chuvas no estado. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Defesa Civil do Estado (Sudec) tem realizado ações de apoio, como entrega de alimentos, água, colchões, lençóis e kits de higiene e limpeza. De acordo com o órgão, nesta segunda-feira (29), 4,8 mil pessoas estão desalojadas, enquanto outras 2,3 mil estão desabrigadas. Quatro óbitos foram registrados, dois na cidade de Castro Alves e outros dois em Aporá e Wanderley.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Os municípios de Medeiros Neto, Wanderlei e Muquém de São Francisco foram os mais atingidos com as recentes chuvas. Há registro de perda de insumos e medicamentos, além de comprometimento no abastecimento de água.

No domingo (28), a Embasa realizou uma força-tarefa para restabelecer provisoriamente o serviço de abastecimento. A chuva intensa na região deixou submersa a principal estação elevatória de água tratada, impedindo a operação.

No último sábado e domingo (27 e 28), diversas vias foram bloqueadas nas regiões afetadas.

Na sexta-feira, cinco cidades baianas estiveram entre as 10 com maior volume de chuvas, a maioria no oeste do estado. No sábado, o levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia também destacou o volume acumulado de precipitação em cidades baianas. Salvador assumiu a liderança no ranking nacional. Feira de Santana ficou na segunda posição. O acumulado em 24h superou os 100mm.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tempo