Dois municípios baianos experimentaram temperaturas de 12ºC durante o último fim de semana. Luís Eduardo Magalhães, localizado no extremo oeste, e Vitória da Conquista, no sudoeste, registraram 12.1ºC e 12.7ºC, respectivamente, no sábado passado (25), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outras cidades, como Correntina (13ºC), Lençóis (13.7ºC) e Piatã (14ºC), também enfrentaram baixas temperaturas. Especialistas preveem que essa tendência de temperaturas mais baixas permanecerá na região nos próximos dias.
Leia também:
Ranking de temperaturas mais frias
Apesar dos registros, os municípios baianos só aparecem na lista das menores temperaturas a partir da posição 101, com Luís Eduardo Magalhães. A temperatura mais fria foi registrada em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina (SC), com 0.8ºC.
Não há previsão de chuvas intensas ou frente fria na Bahia, conforme informações do boletim do Inmet.
Madrugada mais fria do ano
A cidade de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, registrou 13°C na última terça-feira (21). A temperatura registrada foi a mais baixa no ano de 2024 - entre janeiro e maio. Segundo informações de Rosalve Lucas, climatologista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a temperatura é a mais baixa dos últimos meses, mas a tendência é de que ela reduza ainda mais.
"As madrugas serão frias. A partir de junho, começa a cair drasticamente", pontuou o especialista. Sobre o período, o climatologista explicou que é faz parte da característica da região. Ou seja: "o período mais frio é sempre entre 0h e 6h da manhã...É o período mais frio e mais seco."
Até o final de agosto, as temperaturas na cidade devem variar entre 10°C e 17°C. As chuvas não são mais frequentes.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!