A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, registrou o segundo maior acumulado de chuvas do Brasil nas últimas 24h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 130.8mm, o esperado para mais de 30 dias.
A Bahia tem alerta de chuva durante toda a semana. Ainda segundo o Inmet, o sul da Bahia está em alerta vermelho, com possibilidade de alagamento de ruas, deslizamento de terra e transbordamento de rios. A chuva deve continuar até sábado (27).
Leia também:
No último domingo (21), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) os maiores volumes de chuva foram em Guaratinga (79,4mm), Vitória da Conquista (79,3mm) e Porto Seguro (79mm).
De acordo com Thaic Carvalho, a chuva está sendo provocada por um sistema de baixa pressão que funciona como uma “fábrica de nuvens”.
Como a atmosfera está aquecida, até porque estamos no verão, o encontro das nuvens de chuva com o calor provoca um choque de temperatura provocando assim raios e trovões.
Chuva em outras cidades
Além de Ilhéus, chuvas fortes também foram registradas em Tanhaçu, 65,8mmm nas últimas 24h. Já em Rio de Contas, foram 40mm, que fez o nível do Rio Brumado subir de volume.
No domingo (22), uma chuva intensa também atingiu Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo a prefeitura, foram registrado 70mm em duas horas na ocasião. Os moradores da região enfrentaram uma série de transtornos, mas não há registro de feridos, desabrigados nem desalojados.
Em Euclides da Cunha, cidade a 300km de Salvador, o nível do rio da cidade subiu. Também foram registrados alagamentos por causa da chuva. O mesmo aconteceu em Quijingue. A estrada que liga o município a Cansação foi afetada pela força da correnteza.
Salvador ainda registra alerta para chuvas fortes. De acordo com a Codesal, as chuvas moderadas a fortes acontecem devido a atuação de um sistema de baixa pressão. Até o momento, os maiores acumulados registrados foram nos barrios da Boca da Mata (48,2mm), Cassange (46,6mm), Cajazeiras VIII (33,0 mm), Nova Brasília (32,0 mm), Itapuã (26,4 mm), Canabrava (26,2mm) e Calabetão (24,2 mm).
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!