O número de pessoas desalojadas na Bahia em decorrências das fortes chuvas subiu para 5.225. Além desta estatística, 386 pessoas estão desabrigadas. Ou seja, elas perderam seus imóveis. Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), seis mortes foram contabilizadas. No entanto, não há informações sobre as cidades onde as vítimas viviam ou identidades das mesmas.
Os desalojados estão divididos em 49 municípios. Deles, 32 estão com decreto de Situação de Emergência. Confira a lista completa abaixo:
Leia também:
Cidades em 'Situação de Emergência' por causa da chuva:
- 1 Anagé
- 2 Barra
- 3 Cansanção
- 4 Cicero Dantas
- 5 Contendas do Sincorá
- 6 Cotegipe
- 7 Cravolândia
- 8 Dário Meira
- 9 Ibicuí
- 10 Iguaí
- 11 Ilhéus
- 12 Itaju do Colônia
- 13 Lagoa Real
- 14 Medeiros Neto
- 15 Milagres
- 16 Monte Santo
- 17 Muquém de São Francisco
- 18 Mutuipe
- 19 Nova Canaã
- 20 Quijingue
- 21 São Miguel das Matas
- 22 Saubara
- 23 Ubaíra
- 24 Wanderley
- 25 Maiquinique
- 26 Nordestina
- 27 Valença
- 28 Itororó
- 29 Pedro Alexandre
- 30 Santa Luzia
- 31 Angical
- 32 Paulo Afonso
Melhorias no tráfego
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou, em nota, que continua atuando para melhorar o tráfego nas regiões atingidas, já que as chuvas causam interdições em algumas rodovias. O tráfego da BA-513, entre Maragogipe e São Roque do Paraguaçu, por exemplo, está direcionado para um desvio implantado no começo do mês de fevereiro.
As fortes chuvas do último sábado (17) provocaram a erosão do aterro no ponto que já estava parcialmente interditado. A Seinfra realizou inspeção técnica na segunda-feira (19), e os serviços de manutenção no ponto afetado já estão programados, aguardando a melhoria das condições climáticas.
Desde o mês de janeiro, as regiões Sul, Sudoeste, Oeste e Nordeste da Bahia têm acumulado altos índices pluviométricos. De 24 de janeiro até o momento, foram registradas 34 ocorrências (entre pontos de atenção e trechos interditados total ou parcial), sendo que 14 já foram concluídas.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!