A segunda-feira (25) começou chuvosa em Salvador. De acordo com a Defesa Civil da cidade (Codesal), o alerta é para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
No bairro da Pituba, um deslizamento de terra proveniente de uma obra do Governo da Bahia derrubou parte do muro de um prédio. Cerca de 10 moradores ficaram impossibilitados de retirar seus carros da área devido ao risco de novos deslizamentos. Ninguém ficou ferido.
Leia também:
Moradores do prédio informaram que a obra já havia causado outros transtornos e que os responsáveis pela construção foram notificados há cerca de um mês sobre os problemas.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) explicou ao g1 que as obras em questão fazem parte da modernização e ampliação do Colégio Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant'Anna. Durante a chuva, um bueiro externo entupiu, o que causou o deslizamento. A Conder afirmou que está trabalhando na reconstrução do muro e implementará medidas de segurança na área para evitar novos incidentes.
Quanto à precipitação, entre as últimas 24 horas, foram registrados mais de 49 mm de chuva entre o bairro da Barra e a Vila Naval. O segundo maior acumulado foi em Brotas, com 43,8 mm, seguido pelos Barris, com 37,8 mm.
Ainda nesta segunda-feira, a Capitania dos Portos da Bahia suspendeu as travessias entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e entre Salvador e Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, devido às condições meteorológicas adversas.
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de bandeira vermelha para a navegação na região, indicando alto risco. Por isso, a navegação na faixa litorânea entre Porto Seguro e Salvador, e na Baía de Todos-os-Santos (BTS), é desaconselhada.
Alerta para tempo chuvoso em Salvador e ciclone no oceano
O alerta para tempo chuvoso em Salvador e em diversas cidades da Bahia teve início na sexta-feira (22), devido à possibilidade de formação de um ciclone no oceano, próximo ao estado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 90 cidades baianas entraram na lista de "chuvas intensas", com alerta laranja de perigo. Nessas áreas, a previsão era de chuvas de até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h, representando risco elevado para a população.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!