Mais de 12 mil pessoas estão desabrigadas no estado de Santa Catarina após fortes chuvas atingirem cerca de 135 municípios do estado. Segundo informações do g1, pelo menos 2 pessoas morreram, um bebê ficou ferido e 82 cidades decretaram estado de emergência.
Ao todo, de acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), o estado tem 12.289 pessoas que precisaram sair das casas onde moram, por conta dos alagamentos e enchentes. Cerca de 168 abrigos estão dando assistência a população de 67 cidades.
Leia também:
Algumas das regiões que foram mais atingidas foram as cidades de Rio do Sul, Blumenau e Lontras, no Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, as chuvas que cessarão na terça-feira (10), devem voltar com força nesta quarta-feira (11), com riscos de temporais com granizo em todo o estado.
Na cidade de Rio do Sul, 22 abrigos estão recebendo as famílias desabrigadas, e, até a noite de terça-feira, 1.285 pessoas já tinham sido acolhidas no local. A estimativa da Prefeitura é de que 4.087 casas foram atingidas pelos alagamentos, e 11,8 mil pessoas estejam sem abrigo.
Ainda segundo informações do g1, em Tubarão, no sul do estado, existem 10 abrigos, em Blumenau nove, e em Lontras oito locais que estão prestando apoio a essas famílias. No total, 135 munícipios tiverem estragos causados pelos alagamentos, número que representa 46% do estado.
De que forma ajudar?
A prefeituras e entidades civis da cidade estão se organizando para receber doações para ajudar essas famílias.
A arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, produtos de limpeza e higiene pessoal, ração para animais domésticos e colchões, podem ser realizadas nos pontos de entrega e coleta disponíveis nas redes sociais das cidades e nas entidades civis.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!