Um cavado atmosférico que atinge a costa leste do Nordeste deve provocar chuvas intensas em Salvador ao longo desta semana. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Os chamados “cavados” são correntes de vento em altitude que favorecem a formação de nuvens carregadas. Embora o termo não seja muito conhecido, o fenômeno é comum na meteorologia e costuma ocorrer em diversos períodos do ano, segundo especialistas.
Leia também:
Em função desse sistema meteorológico, a previsão é de céu nublado a encoberto até quinta-feira (19). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas durante esse período devem variar entre 21 °C e 27 °C, com umidade relativa do ar podendo chegar a 100%.
Ainda segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nas últimas seis horas desta segunda-feira já foram registrados acumulados de chuva superiores a 60 mm. Os bairros mais afetados foram:
- Paripe – Tubarão (73,8 mm);
- Paripe (67,2 mm);
- Base Naval de Aratu (64,6 mm);
- Coutos – Escolab (63,2 mm);
- São Tomé de Paripe - Codesal (61,4 mm).
Confira a previsão para os próximos dias
Segunda-feira (16):
- Céu nublado a encoberto com chuvisco;
- Temperaturas entre 21°C e 27°C.
Terça-feira (17):
- Céu nublado com chuvisco;
- Temperaturas entre 22°C e 27°C.
Quarta-feira (18):
- Céu encoberto com chuvisco;
- Temperaturas entre 21°C e 26°C.
Quinta-feira (19):
- Céu nublado;
- Temperaturas entre 21°C e 27°C.
Travessia suspensa
A travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica chegou ao quarto dia consecutivo de suspensão nesta segunda-feira (16), em razão das fortes chuvas que atingem a região.
A interrupção foi determinada pela Marinha do Brasil, que emitiu um alerta à Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) devido aos riscos de navegação causados pela chuva intensa e pelos ventos fortes.
Enquanto isso, a travessia para Morro de São Paulo, no município de Cairu, opera com alterações. Os passageiros saem do Terminal Marítimo de Salvador com destino a Itaparica. De lá, seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, onde embarcam em lanchas para completar o trajeto até Morro de São Paulo.
Ocorrências
Até a última atualização da reportagem publicada pelo g1, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia registrado 41 ocorrências relacionadas às chuvas na capital baiana.
As regiões mais afetadas foram Centro/Brotas, com 9 registros, e Liberdade, com 8. Também houve chamados em bairros como Pau da Lima, Cabula/Tancredo Neves, Valéria, Subúrbio/Ilhas e Itapuã/Ipiranga.
A maior parte das ocorrências foi motivada por ameaça de desabamento, que somou 21 registros. Até o momento, não há informações sobre vítimas.
Frente fria na semana passada
A chuva e o frio começaram a atingir Salvador na última quinta-feira (12), provocados inicialmente pela aproximação de uma frente fria no sul e extremo sul da Bahia. Na ocasião, o Inmet emitiu um alerta para municípios dessas regiões.
Já na sexta-feira (13), o Inmet ampliou o aviso meteorológico, incluindo Salvador e outras 44 cidades próximas, devido ao risco de acumulado significativo de chuva.
Os ventos chegaram a atingir 50 km/h na capital baiana, e diversos transtornos foram registrados em diferentes áreas da cidade, incluindo alagamentos em pontos críticos.

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
