Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal) o bairro da Pituba, na região do Parque da Cidade, registrou o maior acumulado de chuva na última uma hora, nesta terça-feira (9). Conforme o órgão, foram registrados 60,2mm no bairro.
Em segundo lugar está o Retiro (55mm), IAPI (54mm), Brotas (49) e Campinas de Brotas (47mm). Ainda de acordo com a Codesal, um sistema de baixa pressão atua na atmosfera de Salvador, o que manterá o céu nublado e as chuvas na cidade.
Leia também:
Diante disso, o órgão alerta para os riscos de deslizamentos de terra e alagamentos ao longo da semana.
Uma pessoa morreu na Bahia e mais de mil estão desalojadas
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), uma pessoa morreu e outras 1.080 estão desalojadas devido a chuva na Bahia em abril. Outras 5.800 pessoas foram afetadas pelas consequências da chuva.
Ainda segundo o órgão, 19 cidades foram afetadas pelas chuvas. Entre elas:
- Simões Filho,
- Pojuca,
- Nilo Peçanha,
- Cairú,
- Taperoá,
- Candeias,
- Monte Santo,
- Euclides da Cunha,
- Canudos,
- Chorrochó,
- Camamu,
- Santo Amaro,
- Alagoinhas,
- Salvador,
- São Sebastião do Passé
- E Jeremoabo.
O óbito registrado foi em Canudos, no Açude Cocorobó. A vítima era um pescador e ele havia desparecido na última sexta-feira (5). O corpo da vítima foi encontrado na altura do povoado Alto do Cruzeiro, em Canudos, no domingo (7).
Informações preliminares indicam que o homem tentava atravessar o açude e foi levado pela força da água. Imagens evidenciam a situação na estrutura após as chuvas. Essa é a segunda vez neste ano que o açude 'sangra' - termo utilizado quando o reservatório hídrico chega à capacidade máxima e, em seguida, transborda.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!