As celebrações ao Dois de Julho em Salvador e interior da Bahia já iniciam neste final de semana com o espetáculo do Balé Folclórico da Bahia neste sábado (29) e o tradicional Fogo Simbólico que percorrre as ruas da Bahia no domingo (30).
Com uma ampla programação cívica e cultural, os festejos em celebração a Independencia da Bahia, com o tema “Dois de Julho: povo independente”, as festividades iniciam no dia 29 de junho e vão até o dia 14 de julho.
Leia também:
A Estreia do Espetáculo de Dança “Ao Pé Do Caboclo”, inspirado na obra da coreógrafa Lia Robatto, com o Balé Folclórico da Bahia, será neste sábado (29) na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, com reprise no domingo (30), no mesmo horário.
Confira o percusso do Fogo Simbólico do 2 de julho
O tradicional Fogo Simbólico deve visitar as cidades que participaram da luta pela independência do estado. O ponto de partida ocorre às 7h do domingo (30), com a saída do Fogo Simbólico, vindo a leste via Recôncavo baiano, e a oeste a partir da cidade de Mata de São João, ambas com destino a Pirajá.
O roteiro vindo do leste sai da cidade de Cachoeira com escalas em Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.
Do oeste, a chama cívica deixa Salvador ao pôr do sol de quinta-feira (29), em direção à Mata de São João, completando o caminho de volta passando por Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, culminando na chegada a Pirajá – juntamente com a comitiva vinda do leste -, seguindo então para o Largo do Campo Grande (Dois de Julho), onde ocorrerá o acendimento da Pira.
Significado do fogo simbólico
Símbolo da independência, o fogo representa a união dos povos para a conquista da libertação do estado e, consequentemente, do Brasil. Antes de chegar ao bairro da Lapinha, onde se inicia o desfile de Dois de Julho, o fogo simbólico percorreu diversas cidades da Bahia desde o Recôncavo.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!