icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Entenda

Por que 1º de abril é dia da mentira?

Comemorado nesta segunda-feira (1°), a tradição do Dia da Mentira vem de uma mudança de calendário ainda nos tempos da idade média

foto autor

Helena Pamponet Vilaboim

01/04/2024 às 9:27 • Atualizada em 01/04/2024 às 10:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Mentir para outras pessoas é, normalmente, algo que ninguém aceita, a não ser que seja o dia 1º de Abril. Conhecido também como "Dia dos Tolos", "Dia dos Bobos" ou "Dia da Mentira", o primeiro dia de abril, que acontece nesta segunda-feira, é um dia de pregar peças e enganar quem não estiver esperto, tradição que surgiu no país desde os tempos do Imperador Dom Pedro I.

Vamos mais à fundo nessa história?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A razão por trás do Dia da Mentira


				
					Por que 1º de abril é dia da mentira?
Entenda: porque 1º de abril é dia da mentira?. Foto: Jules Gervais Cortellemont

Durante a reforma protestante na Europa, a Igreja Católica tentou reafirmar sua soberania a partir do Concílio de Trento, na Itália (1545-1563), mudando o jeito com que o ano era contado do Calendário Juliano, que estava em vigor desde o Império Romano, pelo Calendário Gregoriano, que é o que ainda usamos hoje em dia.

Segundo Informações da National Geographic Brasil, algumas fontes sugerem que é possível que o 1º de abril que conhecemos hoje tenha sido influenciado pelo Festival Romano de Hilária (25 de Março) ou Festival Holi (31 de Março), na Índia.

Mas a razão mais aceita pelas tradições de 1º de abril surgiram na França medieval, como forma de protestar contra as mudanças do Calendário Gregoriano, que dividiam o ano em 365 dias e quatro estações, e fez com que o ano se iniciasse no dia 1º de janeiro, e não mais na páscoa.

Até Dom Pedro I foi alvo do Dia da Mentira


				
					Por que 1º de abril é dia da mentira?
Entenda: porque 1º de abril é dia da mentira?. Domínio Publico

No entanto, as tradições brasileiras do 1º de abril foram trazidas no início do séc. XIX, mais precisamente em 1828, em que o jornal "A Mentira", situado em Minas Gerais, publicou a notícia da morte de Dom Pedro I.

Ainda segundo a NatGeo Brasil, a verdade, no entanto, é que o então Imperador do Brasil só veio a falecer em 24 de setembro de 1834, em Portugal.

Desde então, as brincadeiras de primeiro de abril foram generalizadas pelo país, e é comum ver alguém dizendo que "caiu no 1º de abril" ou que fez alguém cair numa enganação divertida.

Foto do autor
AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

AUTOR

Helena Pamponet Vilaboim

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cotidiano