Os cemitérios de Salvador terão uma programação especial para o Dia de Finados, na quinta-feira (2). Com missas, coros e músicas, amigos e familiares poderão se reunir durante todo o dia para prestar homenagens para os entes que já partiram. Confira abaixo os esquemas:
Cemitério Campo Santo
O Cemitério Campo Santo, localizado no bairro da Federação, preparou uma programação especial.
Leia também:
A partir das 9h, será celebrada uma missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Souza Barreto, e pelo cônego Lázaro Muniz, capelão do cemitério. A missa contará com a presença do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade.
Em seguida, às 10h30 haverá uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões, a exemplo do candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos.
Ao longo do dia outras quatro missas serão realizadas na Capela de Nossa Senhora da Piedade, situada no Cemitério Campo Santo, às 7h, 12h30, 14h e 15h30, respectivamente.
O Cemitério Campo Santo, em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Santa Casa (FSC), realizará ainda a ação “Árvore da Vida”, onde as pessoas poderão homenagear os entes queridos depositando uma fitinha, que será entregue pelos alunos do curso de psicologia, em uma árvore, contendo palavras que simbolizam memórias positivas.
A ação acontece das 8h às 12h e das 13h às 15h. Os visitantes também serão recepcionados com rosas e apresentação de músicos violinistas e saxofonistas.
Cemitério Bosque da Paz
Ao longo do dia, das 7h às 17h, vão acontecer diversas ações em homenagem aqueles que já se foram, como missa, terço dos homens, coral, música instrumental e outras apresentações.
Uma missa será celebrada às 9h pelo Bispo Auxiliar Dom Valter. Pelo segundo ano, o Coral Ecumênico da Bahia também fará uma apresentação especial.
Confira a programação:
- 9h - Missa com o Bispo Auxiliar Dom Dorival Barreto
- 9h às 16h - Programação para crianças (algodão doce, pipoca)
- 9h às 13h - Arte em bexiga
- 10h - Coral Ecumênico
- 11h - Terço dos homens
- 13h - Igreja Universal - partilha e acolhimento com o grupo Consolador
Cemitério Parque Jardim da Saudade
O Cemitério Parque Jardim da Saudade vai abrir mais cedo e fechar mais tarde nos dias 1º e 2 de novembro. No feriado especificamente, o dia será de muita oração, música e a tradicional chuva de pétalas.
A primeira missa será às 8h, e vai ser celebrada pelo Padre Edson Ferreira Menezes da Sociedade Joseleitos de Cristo (SJC), no crematório.
A missa campal, será realizada pelo Bispo Dom Marco Eugênio, às 11h, e terá o acompanhamento musical de André Caldeira, Tiago Lago e Cid Araujo.
Depois da missa, a chuva de pétalas de rosas brancas vai marcar as homenagens da manhã do Dia de Finados. Já pela tarde, haverá outra missa campal com o Padre Luiz Carlos Fagundes Araújo, às 15h.
Cemitérios municipais
Os cemitérios municipais de Salvador estarão abertos para visitação dos familiares e amigos dos entes que já partiram. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as unidades estarão abertas das 8h às 17h.
Sepultamento e cremação – Para acesso aos serviços de sepultamento ou cremação, a família deve entrar em contato com a Central Sepultamento, através dos telefones para agendamento (71) 3202-4951, 3202-4952, 3202-4953 ou 3202-4954. O atendimento é das 8h às 16h, todos os dias, inclusive feriados.
Cemitério Ordem 1ª de São Francisco
A única celebração prevista será a Missa Campal, que vai ser celebrada às 10h e será presidida pelo Frei Pedro Júnior, Guardião do Convento de São Francisco.
Thiago Virgílio
Thiago Virgílio
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!