Cinco postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Salvador e dois da Região Metropolitana começarão a emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN), a partir desta quinta-feira (1º). Ao todo, nove unidades passarão a prestar o serviço na capital baiana e na RMS.
Em todo o estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas em Salvador. Vale ressaltar que a primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.
Leia também:
Cursos de férias da ESPM em Salvador são opção para turbinar currículo
Margareth Menezes recebe Ivete Sangalo em Salvador; confira ingressos
Banda Eva lança música 'Pula Alto'; single é aposta para o Carnaval
Carnaval 2025: saiba como solicitar o credenciamento para veículos
Os postos de Salvador que passarão emitir o documento são:
- Barra
- Bela Vista
- Shopping da Bahia
- Comércio
- Uruguai
- Camaçari
- Lauro de Freitas
Outras unidades SAC de Salvador e RMS passarão a emitir o documento de identificação. Serão eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.
Um pouco mais tarde, no dia 15 de agosto, unidades do órgão no interior do estado passarão a realizar o serviço:
- Feira de Santana - SAC Feira I e II;
- Vitória da Conquista - Conquista I e II;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Itabuna;
- Barreiras
O que muda com a nova carteira de identidade?
A maior mudança no documento com a CIN é que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser utilizado como número único de identificação. Além disso, a nova documentação permite incluir:
- CNH;
- carteira de trabalho;
- título de eleitor;
- certificado militar.
Também podem ser adicionadas informações como: condições de saúde - Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual (mediante apresentação de atestados médicos); tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a possibilidade de incluir o nome social, a pedido do próprio cidadão, a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação.
Caso a mudança de nome seja realizado na certidão de nascimento, valerá apenas este novo registro.
A CIN também possui uma versão digital. O cidadão poderá acessar o documento online através do GOV.BR, três dias após a impressão.
O documento possui um QR code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
Quais documentos são precisos para emitir a CIN?
Certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso o documento esteja plastificado, é necessário levar uma cópia.
É preciso realizar a mudança imediatamente?
Não. Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC, uma vez que o padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!